O Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, atualizou na manhã de hoje a situação de emergência enfrentada pelo município devido à cheia do Rio Juruá. O nível do rio está em 13 metros e 70 centímetros e continua subindo, com uma previsão de mais chuvas nos próximos dias.
“Hoje, nós já temos três famílias nos abrigos, enquanto outras foram retiradas para casas de parentes. Acabei de chegar de uma comunidade indígena no Bairro do Miritizal , composta por 11 famílias do município de Jordão, que também serão retiradas e levadas para um abrigo mais seguro”, disse Zequinha Lima. Ele destacou que a cidade já está mobilizada para enfrentar as consequências da cheia, com todos os recursos necessários à disposição, incluindo equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e as secretarias da Prefeitura e estado.

Zequinha explicou ainda que estão sendo feitos todos os encaminhamentos necessários para amenizar o sofrimento da população. A cidade já conta com barcos e equipes preparadas para realizar o transporte das famílias para locais mais seguros. O prefeito também mencionou que, até o momento, mais de 3 mil famílias foram afetadas pelas águas, atingindo 12 bairros e diversas comunidades rurais. “Nosso trabalho não está mais avançado porque fizemos um trabalho preventivo e conseguimos elevar mais de 100 casas das áreas de risco”, completou.
O Comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Josadac Cavalcante, falou sobre o esforço conjunto das equipes para lidar com a situação. Segundo ele, todos os dados dos centros meteorológicos são coletados e cruzados com as leituras feitas nas réguas dos municípios, criando um prognóstico que ajuda a antecipar as necessidades da população. “O nosso efetivo está todo mobilizado, e com esse monitoramento, conseguimos planejar a quantidade de abrigos, de embarcações e a quantidade de pessoal necessário para retirar as famílias em tempo hábil”, explicou Cavalcante.
O comandante também destacou a previsão de chuvas para os próximos dias, com a possibilidade de o Rio Juruá continuar subindo, dependendo da intensidade das chuvas na região. A previsão para a região do Juruá é de 5 a 75 milímetros de chuva, o que pode intensificar ainda mais a cheia, principalmente nas cabeceiras do rio. “Estamos todos em alerta, e, se o prognóstico se concretizar, devemos observar um aumento nos níveis do rio no final de semana”, afirmou.
Decreto de Situação de Emergência
O prefeito Zequinha Lima mencionou ainda que o município está aguardando o reconhecimento do Governo do Estado e do Governo Federal para declarar a situação de emergência em segundo grau, o que possibilitará a obtenção de mais recursos para o enfrentamento da crise. “Precisamos de apoio e reconhecimento das autoridades para dar continuidade ao nosso trabalho de socorro às famílias”, concluiu o prefeito.
Redação Juruá24horas