O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Cruzeiro do Sul, emitiu nota esclarecendo que Tomás Kupacic, cidadão natural da República Tcheca, está sendo acompanhado pela equipe técnica do órgão. Segundo o CREAS, Tomás é dependente químico e encontra-se em situação de rua.
De acordo com a coordenadora do CREAS, Cíntia Maiola Sampaio, Tomás recebe acompanhamento contínuo da equipe de abordagem social, que conta com o apoio de uma intérprete da língua inglesa e de um orientador com quem o estrangeiro já criou vínculo. “Nosso trabalho com ele é constante e humanizado, como fazemos com todos em situação de rua”, pontua.
O órgão informa que Tomás está sem documentos pessoais, e que já foi realizado contato com a Polícia Federal para tratar da situação do passaporte. Além disso, várias instituições estão envolvidas no caso, como o Caps, Ministério Público, Defensoria Pública e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, que buscam apoio junto ao Consulado Brasileiro, ao Consulado do país onde ele residia e aos familiares do cidadão.
O CREAS esclarece ainda que já foi sugerida a internação em hospital ou clínica terapêutica, mas Tomás recusou o tratamento até o momento. Mesmo assim, o acompanhamento permanece sendo feito com frequência.
Segundo Cíntia, a maioria das pessoas em situação de rua tem vínculo familiar e está ali, muitas vezes, por causa do uso de entorpecentes. “Existem políticas públicas que estão sendo executadas para atender esse público. Eles recebem orientações, atendimento, apoio para internação e ressocialização. Mas quando não aceitam ajuda, respeitamos a decisão, sem deixar de oferecer suporte e mostrar que estaremos disponíveis quando decidirem buscar tratamento”, destacou.
Redação Juruá24horas