Macaco ‘Enzo’ fica sem tutora e é entregue ao corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul

Macaco Enzo é entregue ao Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul e será reabilitado para retorno à natureza.

Um macaco da espécie silvestre, apelidado de Enzo, foi entregue voluntariamente ao Corpo de Bombeiros Militar de Cruzeiro do Sul por familiares de sua antiga tutora, que faleceu recentemente. O animal era criado em ambiente doméstico, o que motivou a entrega às autoridades ambientais.

A informação foi confirmada pela Capitã Daniela Marques, subcomandante da corporação. Segundo ela, a entrega foi feita de forma espontânea e responsável, com o objetivo de garantir o bem-estar do animal e sua reintegração ao meio ambiente.

“Era um animal que estava sendo criado domesticamente. Com o falecimento da tutora, a família procurou o quartel para fazer a entrega. Nós, como Corpo de Bombeiros, acionamos imediatamente o Ibama”, explicou a capitã.

Na manhã desta segunda-feira (9), o macaco Enzo foi encaminhado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) à cidade de Rio Branco, onde será acolhido pelo CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres.

De acordo com técnicos do órgão ambiental, Enzo será submetido a exames clínicos, avaliações comportamentais e processo de reabilitação. O objetivo é que, após esse período de readaptação, ele possa ser reintegrado ao seu habitat natural e conviver em bando com outros animais da mesma espécie.

O animal também deverá receber um microchip de monitoramento, como parte do protocolo de reinserção segura à natureza.

“Segundo os especialistas, Enzo ainda tem condições de voltar à natureza. Ele vai passar por tratamento veterinário e readequação alimentar e ambiental. Tudo está sendo feito com acompanhamento técnico”, acrescentou a capitã Daniela.

Redação Juruá24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O projeto é voltado para casais em situação de vulnerabilidade econômica, o período de inscrições ocorrerá de 23 de junho a 11 de julho, no Cartório de Mâncio Lima, localizado
Os dados mostram que os homens corresponderam a 55,9% do total de pessoas reconhecidas como refugiadas em 2024 no Brasil, enquanto as mulheres representaram 43,9%.
Além dos estrangeiros, muitos brasileiros procuram o Acre como destino turístico, como é o caso de Marcus Kaschner, que atua com produtos audiovisuais para empresas.
O resultado é reflexo da parceria entre o Sebrae no Acre, a Junta Comercial do Estado (Juceac), o Governo do Estado e as prefeituras municipais
Todos os envolvidos foram conduzidos ao 69º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde o caso foi registrado e está sob investigação da autoridade policial competente.
O calendário de pagamentos segue até o dia 29 de dezembro de 2025.
O mutirão faz parte de um cronograma que leva melhorias diretamente aos bairros, promovendo mais qualidade de vida para a população.
Alan Rick tem atuado no Congresso Nacional para ampliar o apoio às pessoas que convivem com doenças raras, por meio de projetos de lei voltados ao diagnóstico precoce
Não existem mais publicações para exibir.