Ícone do site Juruá 24 horas

Defesa Civil de Cruzeiro do Sul mantém alerta para chuvas pontuais e continua combate à seca na zona rural

A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul segue monitorando as chuvas pontuais que têm ocorrido na região, conforme explicou o coordenador José Lima. Segundo ele, o nível do Rio Juruá tem oscilado levemente, influenciado por essas chuvas localizadas, mas a situação geral de seca persiste nas áreas rurais.

“A oscilação do nível do rio é pequena. Na semana passada, estava em 4,90 metros, e hoje chegou a 4,95 metros. Embora essas chuvas localizadas aumentem o nível da lâmina d’água, ele logo volta a baixar. Seguimos enfrentando a seca na zona rural, com a distribuição de água para as comunidades afetadas,” disse Lima. Ele ressaltou que, apesar de alguns contratempos com os caminhões utilizados na distribuição de água, a operação deve ser normalizada em breve com o retorno das equipes de campo.

As chuvas intensas registradas nos últimos dias, de acordo com Lima, foram insuficientes para reverter a situação crítica das regiões mais afetadas pela estiagem. “O solo estava tão seco que praticamente não houve acúmulo de água. A previsão é de que a seca se estenda até meados de novembro, quando esperamos chuvas mais volumosas, especialmente nos interiores, onde os igarapés e poços estão completamente secos.”

Ainda em alerta, José Lima frisou que o município já está preparando o plano de contingência para o próximo período chuvoso, previsto para o final de dezembro. “É possível que tenhamos um inverno rigoroso, com enchentes fortes, especialmente devido ao fenômeno Lá Niña. Estamos nos preparando para agir de forma rápida e eficaz, como sempre fizemos.”

A Defesa Civil alerta a população para que siga atenta às orientações, pois o extremo clima de seca pode ser sucedido por enchentes no início do próximo ano.

Redação jurua24horas 

Sair da versão mobile