Desatualização de cadastros dificulta confirmação de cirurgias no Acre

Além dos problemas que a sociedade já conhece, como falta da quantidade de médicos e leitos de UTI para algumas especialidades de cirurgias, a saúde do Acre convive com um

Além dos problemas que a sociedade já conhece, como falta da quantidade de médicos e leitos de UTI para algumas especialidades de cirurgias, a saúde do Acre convive com um problema comum. Ocorre que as cirurgias são organizadas pelo setor da regulação dentro da saúde acreana que leva em conta a questão da disponibilidade e da urgência do procedimento cirúrgico.

No caso da Fundação Hospitalar, por exemplo, onde as cirurgias são as chamadas eletivas, ou seja, que podem ser agendadas por não serem de urgência e emergência, o tempo de espera é maior. Acontece que quando, finalmente, o procedimento é marcado, a dificuldade é encontrar o paciente para avisá-lo da cirurgia.

O problema decorre da falta de atualização dos cadastros dos pacientes, já que é pelo telefone que quem tem uma cirurgia agendada é avisado. As orientações são basicamente sobre o dia do procedimento, a data da internação, o que deve ser levado para o hospital e informações sobre a necessidade ou não de ir em jejum, ou qualquer outra orientação necessária para o sucesso da cirurgia.

O problema é muito mais comum do que se imagina e prejudica o andamento da fila de pacientes que aguardam um procedimento. No caso dos pacientes, pela falta de um cadastro atualizado, a tão sonhada cirurgia pode voltar para o fim da fila.

“É um problema que nossa equipe enfrenta com frequência, porque muitas vezes os pacientes dão entrada nos seus pedidos, mas não atualizam seus cadastros, e a equipe tenta entrar em contato para informar as datas das suas cirurgias e dar as orientações, mas sem sucesso. Então pedimos que todos os pacientes que estão aguardando por cirurgias, mantenham seus cadastros atualizados e fiquem atentos às chamadas. Isso é muito importante pra que nosso serviço possa fluir da melhor forma, assim como é bom para a população que terá um tempo menor de espera”, médico Alan Areal, diretor de Assistência da Fundhacre.

Os pacientes que aguardam cirurgias e mudaram de telefone, devem atualizar o contato pelos números 68 3215 2008 – 3215 2019 ou presencialmente na Central de Agendamento Cirúrgico, que fica na próxima Fundhacre.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Tertuliano, eleito presidente da UMAB, convida toda a população para a solenidade de posse da nova diretoria e das associações.
Luiz Gonzaga parabenizou a colega de parlamento pelo novo cargo e disse que a indicação de Antônia Sales, mostra a força da mulher no parlamento brasileiro.

A previsão do tempo para esta sexta-feira, 6 de dezembro, no Acre, indica sol e calor predominantes, com pancadas de chuva isoladas e possibilidade de temporais acompanhados de raios em

Conforme dados extraídos do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde (MS) nesta quinta-feira, o Acre tem 5.452 casos prováveis de dengue. O número é um pouco maior

O evento reuniu professores, alunos, formadores e gestores para compartilhar ações exitosas realizadas durante o ano letivo de 2024.

No Acre, 534 detentos ou jovens que cumprem medida socioeducativa farão o Exame Nacional do Ensino Médio Para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). As provas serão aplicadas pelo Instituto

A cultura e a arte regional terão destaque em Cruzeiro do Sul neste sábado (7), com o espetáculo de dança “Ribeirinhos”, realizado pela Companhia de Dança Nativos Triplo X. O

O Ministério Público do Acre (MP-AC) decidiu prorrogar por mais um ano o inquérito civil que investiga a responsabilidade do Estado e de agentes públicos na rebelião ocorrida em julho

Não existem mais publicações para exibir.