Ícone do site Juruá 24 horas

Dia Nacional do Surdo, um momento de reflexão para todos

Nesta quinta-feira (26), é comemorado o Dia Nacional do Surdo. O dia de hoje mobiliza toda a comunidade surda para refletir sobre as conquistas dos direitos sociais e, ainda, sobre os desafios enfrentados até os dias atuais no Brasil. 

O Dia Nacional do Surdo foi instituído no Brasil pela Lei Nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. Esta data foi escolhida para homenagear a criação da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), fundado em 26 de setembro de 1857.

O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), primeira escola de surdos no país, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro. O Ines atua na perspectiva da efetivação do direito à educação de crianças, jovens e adultos surdos, produzindo conhecimento e apoiando diretamente os sistemas de ensino para dar suporte às escolas brasileiras, que devem oferecer educação de qualidade a esses cidadãos que demandam políticas de ensino que contemplem sua singularidade linguística.

Durante o mês do Setembro Azul, a comunidade surda do país se reúne em eventos dedicados ao debate da educação dos surdos, bem como a criação de escolas bilíngues, em que o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) também seja ofertada. O efetivo cumprimento da Lei Nº 10.436 de Libras é a garantia de acesso e permanência de pessoas surdas nos diversos espaços sociais.

Por se tratar de um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda, bem como a urgência de ampliação da acessibilidade a essa comunidade, o mês é chamado de Setembro Azul. Inclusive, setembro é mês de diversos marcos históricos para a comunidade. 

Entre esses marcos estão: o Dia Internacional da Língua de Sinais, celebrado no dia 23, data escolhida para relembrar o infame Congresso de Milão de 1880, em que ocorreu a primeira conferência internacional de educadores de surdos, cuja decisão foi proibir o uso de línguas de sinais no mundo em defesa do ensino oralista; o Dia Internacional do Surdo; e o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais, ambos no dia 30.

Redação jurua24horas 

Sair da versão mobile