Há apenas duas vagas para o Senado em 2026. E estão em disputa grandes nomes da política acreana para conquistar essas cadeiras. Pelo potencial de cada nome pode-se dizer que será uma briga de gigantes.
Entre eles, o governador Gladson Cameli (PP), ancorado no apoio de 14 prefeitos eleitos pelo seu partido e pelas máquinas do estado e da prefeitura de Rio Branco. O senador Márcio Bittar (UB), também está na disputa, e terá o apoio do prefeito Tião Bocalom e buscará ser apoiado pelo governador Gladson.
Temos também a deputada federal Socorro Neri (PP), que se articulou bem e participou diretamente no apoio aos prefeitos eleitos pelo partido. Um nome leve e discreto, pode lutar para ser o segundo nome de todas as correntes partidárias que estarão na disputa. Terá que ser avaliado antes como estará sua posição nas pesquisas.
Neste contexto se encontra o senador Sérgio Petecão (PSD), que quando se acha estar liquidado politicamente, ele se reinventa e entra no jogo eleitoral com chance.
E, dentro do cenário estará ainda o ex-senador Jorge Viana (PT), que foi o segundo mais votado na última eleição para o governo do estado. Jorge tem votos pessoais, que extrapolam em muito o muro do PT. O certo é uma coisa: será uma eleição com opções interessantes para o eleitor escolher em 2026, quais os dois nomes para o Senado. Será uma briga de gigantes.
Redação Jurua24horas