Dnit busca contratação integrada para antecipar construção da ponte sobre o Caeté

A ponte atual tem 210 metros e a nova terá 360 e será erguida no modelo estaiada, como as de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

O anteprojeto da construção ponte sobre o Rio Caeté está sendo elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A ponte atual tem 210 metros e a nova terá 360 e será erguida no modelo estaiada, como as de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Inicialmente, havia sido anunciada uma licitação para junho, mas o superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, diz que o processo foi antecipado.

“Se o anteprojeto estiver pronto no final de fevereiro, como é a nossa ideia, a gente licita essa obra através de uma contratação integrada, que é licitar o projeto e a sua construção. Feito isso, o processo licitatório demora em torno de 60 a 90 dias. Se correr tudo certo, nós estamos falando de março e abril, talvez maio. Então, junho, já começaremos a dar o start já para a empresa iniciar os projetos que a gente precisa a partir do projeto básico, o projeto executivo, e aí começa a execução dos tubulões”, contou.

À reportagem, ele contou que a previsão é que a nova estrutura fique pronta em novembro de 2026. A ideia, de acordo com Ricardo, é durante o período de construção da nova, a ponte atual do Caeté siga sendo utilizada o máximo de tempo possível. Ele quer manter os ônibus e carros menores passando em fluxo controlado pela ponte e os caminhões com carga pela balsa.

“A gente já está pedindo que se mantenham o acesso da ponte até o máximo possível. Quando começar a obra, nós vamos pensar já numa posição para fazer o mesmo que nós fizemos em Tarauacá. Na hora da execução da obra, nós passamos, já fazendo o reforço na estrutura, nós passamos por dentro como está lá em Tarauacá. Você fecha a metade, libera a metade para o carro passar no ‘pare e siga’. Você vê que lá não tem engarrafamento em Tarauacá. E quando for para executar no Caeté, vamos fazer assim“, pontuou.

Situação atual

Atualmente todos os veículos estão passando pela ponte condenada pelo Dnit, em fluxo controlado pelo próprio órgão . “Nesse ‘pare siga’, vem um caminhão, passa, aí espera, vem outro e os carros passam de 5 ou 6 atravessando. A gente não teve nenhum transtorno e o fluxo ficou normal. A partir de quarta-feira (29) vamos fazer os testes, se tudo correr direitinho, a gente já passa os caminhões para baixo, para a balsa”, relata.

A partir de abril, segundo Ricardo, com o nível de água do Caeté mais baixo, a logística será facilitada. “Em abril essa balsa vira uma ponte e colocamos outro pontilhão, vai poder passar os carros normalmente por baixo”, conclui. A ponte foi erguida em 2008 e condenada devido à movimentação de um pilar.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Próximo à Ponte da União, em Cruzeiro do Sul.
Alan Rick reforçou o compromisso com o apoio aos produtores rurais.
Primeiras informações divulgadas por parceiros de distribuição da Oi indicam que houve rompimento de fibra ótica em Goiás, sem previsão de reparo.
A moto foi devolvida ao proprietário.
Preço dos ovos deve se manter pressionado até abril, diz associação.
Gonzaga também destacou uma reunião com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na qual solicitou a implantação de um viveiro de mudas para fortalecer a agricultura familiar no Acre.
Além disso, os proprietários de veículos com o documento de identificação finalizado em 1 e 2 que optaram pelo parcelamento também têm até o próximo dia 28 para quitar a
De acordo com o comunicado, estudos apresentados à Conitec mostram que a vacina para gestantes pode prevenir aproximadamente 28 mil internações anuais.
Não existem mais publicações para exibir.