Em 6 anos, mais de 18 mil famílias no estado foram atendidas pelo Programa Luz para Todos

A previsão é de que no próximo triênio, as instalações dos sistemas solares, realizados pela Energisa Acre.

Quase 18 mil famílias tiveram suas vidas transformadas com a chegada da energia elétrica através do Programa de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, mais conhecido como Luz para Todos (LPT).

De 2019 até agora, mais de 10 mil famílias foram atendidas pelo programa com redes de distribuição convencionais, ou seja, através de postes, cabos e transformadores. Pelo Luz para Todos em áreas remotas da Amazônia Legal que atende comunidades instaladas em regiões de difícil acesso mais de 7.300 famílias foram beneficiadas com o sistema fotovoltaico, que transforma a luz do sol em energia elétrica.

Em 2024, o programa atingiu o maior número de instalações em áreas remotas no Acre, entregando para as famílias, a marca de 4.695 unidades instaladas.

A previsão é de que no próximo triênio, as instalações dos sistemas solares, realizados pela Energisa Acre, continuem levando inclusão para mais famílias do Acre.

“O programa Luz para Todos segue iluminando vidas no Acre, levando energia elétrica para comunidades rurais e fortalecendo o desenvolvimento social e econômico da região, com impacto direto na qualidade de vida das famílias e na inclusão produtiva das localidades atendidas”, afirma Elizangela Sousa, coordenadora de universalização da Energisa Acre.

LUZ PARA TODOS

O Luz para Todos (LPT) tem como objetivo fornecer energia elétrica à população do meio rural e às comunidades isoladas da Amazônia Legal que dependem de geradores movidos a óleo diesel para acessar eletricidade.

Para a execução do Programa, os clientes beneficiados não precisam realizar nenhum investimento financeiro. A Energisa assume a responsabilidade por todo o processo de instalação, incluindo postes, cabos, transformadores, sistema solar e o fornecimento do kit básico de energia elétrica.

No entanto, é essencial que o cliente atenda a alguns pré-requisitos, como possuir uma residência construída, residir no local, não ter acesso ao serviço público de energia elétrica e apresentar documentos de identificação que comprovem a titularidade da propriedade.

Quem pode ser beneficiado?

Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, beneficiários de programas governamentais, assentamentos rurais, comunidades indígenas, outras comunidades situadas em reservas extrativistas podem requisitar a inclusão no Programa LPT. Além disso, escolas, postos de saúde, poços de água comunitários, igrejas, associações, as instalações de serviços públicos de conectividade à internet e de acesso à água; espaços coletivos e as instalações de apoio e de desenvolvimento socioeconômico local também são elegíveis.
Os interessados podem realizar a solicitação em qualquer agência de atendimento da Energisa.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A apresentação, que fez parte das festividades de Natal da cidade, encantou o público e movimentou a economia local.
No Acre, o clima segue típico da estação, com calor e alta umidade relativa do ar.

Neste sábado, 21, às 4h20, o solstício marca o início do verão no Acre e em todo o hemisfério sul. Conhecida como a estação das chuvas, o período será caracterizado

Terá R$ 550 milhões para iniciar a reconstrução da BR-364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
A Chapa 1, liderada por Rafael Carneiro Ribeiro Dene, obteve 52 votos contra 50 da Chapa 2.
O encontro tem como intuito debater temas relacionados à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
O decreto estabelece que os Secretários de Estado e as demais autoridades da Administração Pública estão autorizados a convocar seus servidores.
O rio atingiu 10,52 metros na manhã desta sexta-feira, aproximando-se da cota de alerta, que é de 11,80 metros.
Não existem mais publicações para exibir.