A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da secretaria de meio ambiente realiza a campanha “Queimada é Crime”. As palestras estão sendo levadas as escolas da rede pública de ensino (municipal e estadual).
O objetivo da iniciativa é conscientizar os alunos sobre o problema das queimadas que nesta época do ano ocorrem com mais frequência.
“Estamos levando ao conhecimento dos alunos que queimar é crime por conta dos danos que ela causa tanto na saúde do homem como na saúde ambiental, então é levando essa conscientização, tentando fazer com que essa geração seja modificadora, porque a gente sabe que queimar é um problema cultural, mas problema cultural a gente resolve com conhecimento”, enfatizou Linete.
Uma das escolas a receber a equipe da Sema foi a Padre Damião, de ensino fundamental II, que na última semana teve que liberar os alunos por conta de um incêndio que ocorreu em uma área de vegetação próximo a escola.
A coordenadora da educação Ambiental, Linete Maia, contou ainda que a palestra deverá envolver mais de 700 alunos, um número considerável e importante para que se atinja o objetivo principal da campanha. “Nós escolhemos escolas que ficam em bairros onde o problema de queimadas é recorrente, são escolas que estão nos bairros com maior foco de queimadas. Então nós já passamos por vários bairros da cidade e a gente espera que a campanha der certo e que os resultados possam vir o mais rápido possível.
As queimadas urbanas além de ser uma prática de crime frequente, elas contribuem também para a degradação da qualidade do ar da cidade, já atingidas pela poluição da frota de veículos. Em Cruzeiro do Sul o corpo de bombeiros vem observando um aumento exponencial no número de queimadas e pede a população que evite queimar nesse período de estiagem intensa.