Em uma noite memorável realizada na última quarta-feira, 4 de setembro, no CEANOM, em Cruzeiro do Sul, a farmacêutica Artemizia da Silva Araújo Nukini responsável técnica pela Central de Abastecimento Farmacêutico do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá foi homenageada com a medalha do Mérito Farmacêutico. A honraria reconhece os relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica, à farmácia brasileira e, especialmente, aos povos indígenas da região.
Com uma carreira marcada por qualificações e experiência, a profissional é especialista em Saúde Indígena e Gestão de Rede de Saúde no SUS, além de possuir um vasto conhecimento sobre formas de cura tradicionais indígenas. Ela também é a criadora de um projeto pioneiro de manipulação de fitocosméticos a partir de plantas medicinais utilizadas pelos povos indígenas, um trabalho que tem sido referência na promoção da saúde e na valorização das medicinas tradicionais.
Seu empenho na valorização da cultura e da medicina indígena fortalece a saúde das comunidades do Alto Juruá, ao mesmo tempo em que evidencia a importância de integrar os saberes tradicionais às práticas farmacêuticas modernas.
jurua24horas