No último sábado (25), uma moradora do ramal da Buritirana, de 51 anos, fez uma cirurgia para remoção inusitada de um mioma no útero, Histerectomia Total Abdominal, de quase 3 quilos. Há algum tempo, a mulher sofria com dores e sangramento.
A paciente recebeu a cirurgia através do Projeto Opera Acre, no qual foi selecionada pelo Sistema Estadual de Regulação (SISREG), por ordem cronológica (tempo de espera) e por ordem de gravidade, que são critérios utilizados pelo médico regulador.
Segundo a enfermeira e gerente de assistência, Sulenir Oliveira, as cirurgias estão acontecendo de forma contínua no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá todas as terças-feiras e sábados. O objetivo do projeto é resolver as demandas reprimidas que se acumularam durante a pandemia do Covid-19.
No total, já foram atingidas quase 500 mulheres e são realizados uma diversidade de cirurgias: Histerectomia Abdominal e Vaginal, Miomectomia, Laqueadura , Curetagem Semiótica, Laparotomia Exploradora, entre outras.
A equipe foi feita por dois especialistas cirurgiões ginecologista/obstetras da unidade, Dr Billy Rodrigues e Dr Esteban Estácio, com auxílio da equipe de enfermagem.
A cirurgia foi um sucesso, e a paciente se recupera bem.
Por Juruá Online
Redação Juruá24HORAS