Neste domingo, 3 de novembro, o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) reuniu mais de 3.800 candidatos em Cruzeiro do Sul. A movimentação foi intensa nos principais locais de aplicação do exame, mas, apesar do empenho de muitos em garantir a pontualidade, ao menos dois candidatos não conseguiram realizar a prova após perderem o horário de fechamento dos portões.
Na Escola Craveiro Costa, por exemplo, a equipe do Juruá24Horas flagrou o momento em que dois candidatos chegaram após as 11 horas, quando os portões já haviam sido fechados. Uma candidata chegou com cinco segundos de antecedência e ainda conseguiu entrar a tempo, mas os outros dois não tiveram a mesma sorte, devido a uma confusão com o horário de Brasília, que é diferente do fuso local do Acre.
A estudante Maria Melissa, de 22 anos, lamentou a situação: “Eu confundi os horários. No papel, estava o horário de Brasília. Me preparei um pouco, mas agora é esperar pelo ano que vem.”
Odirley Cardoso da Silva também acabou perdendo a prova. Ele relatou que não sabia que o horário impresso era o de Brasília e que, ao perceber o engano, já era tarde demais: “A prova é importante, queria cursar Educação Física, mas agora só ano que vem.”
Em Cruzeiro do Sul, os portões foram abertos às 10 horas e fechados pontualmente às 11 horas, conforme o horário local, mas a diferença de uma hora em relação a Brasília pegou alguns candidatos de surpresa, resultando em frustração para aqueles que se prepararam ao longo do ano.
O ENEM continua no próximo domingo, 10 de novembro, com a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Jurua24horas