Juruá 24 horas

Em Marechal Thaumaturgo, servidores da saúde e pacientes se arriscam para chegar à Unidade Básica de Saúde Fluvial

A Unidade Mista de Saúde do município de Marechal Thaumaturgo, cidade no interior do Acre, no alto rio Juruá, está em reforma a mais de 10 meses. Nesse período os atendimentos médicos hospitalares passaram a ser realizados na Unidade Básica de Saúde Fluvial, o Navio Hospital.

A situação vem causando vários transtornos aos pacientes e trabalhadores da saúde que reclamam das dificuldades enfrentadas para chegar até a embarcação. “Quem procura o hospital é porque já está doente. Não está bem e ainda tem o risco de cair na hora de subir no Navio. A gente passa por cima de pedaços de madeira. É uma situação triste”, contou a paciente Francisca Silva de Jesus.

Com o período de chuvas na região e o sobe e desce das águas do rio Juruá a situação só vem piorando. Até mesmo para os profissionais de saúde que trabalham no local, chegar à Unidade de Saúde tem se tornado um risco. A lama às margens do rio tem se tornado algo constante.

Toda a demanda do município de Marechal Thaumaturgo passou a ser atendida na UBS Fluvial, isso desde maio do ano passado quando foi iniciada a reforma da Unidade Mista de Saúde da cidade.
Além do porto que não oferece condições de segurança para quem pretende chegar até a unidade, a embarcação não tem estrutura para atender as demandas tanto de pessoal, quanto de complexidades médica.

Segundo o secretário de saúde do município de Marechal Thaumaturgo, Maricelson Firmino, a UBS- Fluvial pertence ao município, mas durante esse período está sendo utilizada pelo estado. “O espaço, ou seja, a embarcação foi cedida em maio de 2022, com um prazo de 90 dais, mas como vocês podem ver, até hoje, quase um ano depois, a reforma ainda não foi concluída e eles ainda continuam utilizando a UBS-fluvial”, destacou o secretário.

jurua24horas

Sair da versão mobile