Escola  Plácido de Castro de Cruzeiro do Sul recebe laboratório com impressora 3D 

O  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aprovou um projeto do  Instituto Federal do Acre (Ifac) teve um projeto aprovado na Chamada Pública nº 13 de 2024, que garante um

O  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aprovou um projeto do  Instituto Federal do Acre (Ifac) teve um projeto aprovado na Chamada Pública nº 13 de 2024, que garante um recurso de R$500 mil para a implantação de laboratórios maker em cinco escolas no Acre. A chamada é referente ao Programa Mais Ciência na Escola, do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O programa contemplará o município de Cruzeiro do Sul, na escola Plácido de Castro, e mais quatro escolas da rede pública, como: Tupanir Gaudêncio da Costa (Tarauacá), Fontenele de Castro (Sena Madureira), Clínio Brandão (Rio Branco) e Anthero Soares Bezerra (Xapuri). 

Para a implantação de seus laboratórios maker, as cinco escolas vão receber impressoras 3D FDM, notebooks, roteador WIFI, kits robótica Lego Spike Prime e Expansion, TV de 55 polegadas e mesa tipo bancada de trabalho.

Além da aquisição de equipamentos, o programa prevê a capacitação de estudantes e professores das unidades abrangidas em Design e Fabricação Digital, através da modelagem e impressão 3D, programação utilizando hardware microbit, robótica e automação utilizando kits de robótica Lego. 

A capacitação de educadores e de estudantes das escolas possibilitará a multiplicação dos conhecimentos adquiridos neste projeto. Com a iniciativa, o Ifac pretende promover a disseminação da cultura maker, da ciência e da inovação no Estado do Acre por meio da prototipação de produtos, participação em olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Robótica, e exposição de trabalhos na escola e em eventos estaduais.

O coordenador do projeto será o professor William Pedrosa Maia, que também é responsável pelo Laboratório IFMaker do Ifac Campus Rio Branco e pela OBR no Acre.

O Programa Mais Ciência na Escola tem como objetivo disseminar o letramento digital e a educação científica na educação básica, por meio da implantação de laboratórios maker na rede pública, acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e alunos nos colégios que conduzirão as atividades, promovendo a parceria entre as unidades e instituições científicas, tecnológicas e de inovação com caráter de extensão.

Redação Jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Entre janeiro e outubro de 2024, Cruzeiro do Sul registrou 490 casos de dengue, o que representa uma redução de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A ação, que conta com a participação de agentes federais e estaduais, integra uma estratégia nacional de combate às organizações criminosas que atuam dentro dos presídios.
HB20 apresenta uma série de características que o transformam como um dos principais modelos da categoria

A partir desta quinta-feira (21), durante três dias, o Ônibus Lilás, unidade móvel da pasta que oferece serviços essenciais para atender e amparar mulheres que enfrentam situações de violência doméstica,

Em 108 anos da atuação da Polícia Militar do Acre (PMAC), pela primeira vez na história, uma mulher ocupará o cargo de comandante-geral da instituição. A coronel Marta Renata, de

A criadora de conteúdo acreana Juliana Vellegas, que publicou vídeo em uma rede social alfinetando o médico Marcos Santana (seu ex-companheiro) por, supostamente, tentar colocá-la como detentora de “muito dinheiro”

Nesta terça-feira (19), A Polícia Militar do Acre, por meio do 7º BPM, foi acionada após quatro criminosos encapuzados cometerem uma série de crimes na cidade do Jordão, entre eles,

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), divulgou nesta quinta-feira (21) o resultado final da prova de

Não existem mais publicações para exibir.