O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aprovou um projeto do Instituto Federal do Acre (Ifac) teve um projeto aprovado na Chamada Pública nº 13 de 2024, que garante um recurso de R$500 mil para a implantação de laboratórios maker em cinco escolas no Acre. A chamada é referente ao Programa Mais Ciência na Escola, do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O programa contemplará o município de Cruzeiro do Sul, na escola Plácido de Castro, e mais quatro escolas da rede pública, como: Tupanir Gaudêncio da Costa (Tarauacá), Fontenele de Castro (Sena Madureira), Clínio Brandão (Rio Branco) e Anthero Soares Bezerra (Xapuri).
Para a implantação de seus laboratórios maker, as cinco escolas vão receber impressoras 3D FDM, notebooks, roteador WIFI, kits robótica Lego Spike Prime e Expansion, TV de 55 polegadas e mesa tipo bancada de trabalho.
Além da aquisição de equipamentos, o programa prevê a capacitação de estudantes e professores das unidades abrangidas em Design e Fabricação Digital, através da modelagem e impressão 3D, programação utilizando hardware microbit, robótica e automação utilizando kits de robótica Lego.
A capacitação de educadores e de estudantes das escolas possibilitará a multiplicação dos conhecimentos adquiridos neste projeto. Com a iniciativa, o Ifac pretende promover a disseminação da cultura maker, da ciência e da inovação no Estado do Acre por meio da prototipação de produtos, participação em olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Robótica, e exposição de trabalhos na escola e em eventos estaduais.
O coordenador do projeto será o professor William Pedrosa Maia, que também é responsável pelo Laboratório IFMaker do Ifac Campus Rio Branco e pela OBR no Acre.
O Programa Mais Ciência na Escola tem como objetivo disseminar o letramento digital e a educação científica na educação básica, por meio da implantação de laboratórios maker na rede pública, acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e alunos nos colégios que conduzirão as atividades, promovendo a parceria entre as unidades e instituições científicas, tecnológicas e de inovação com caráter de extensão.
Redação Jurua24horas