Bernardo Gabriel, um jovem estudante de Mâncio Lima, tem uma história inspiradora para contar. Em fevereiro de 2023, ele começou a estudar em casa, 10 horas por dia. No entanto, em junho, ele teve que fazer uma pausa nos estudos para cuidar de sua saúde mental, pois estava enfrentando uma depressão muito forte.
Em agosto, Bernardo começou a trabalhar em um mercado como designer gráfico, o que ajudou em seu tratamento contra a depressão. Ele também retomou seus estudos, assistindo a videoaulas e resolvendo questões à noite depois do trabalho. Nos finais de semana, quando não estava trabalhando, dedicava-se a escrever redações.
Tudo isso foi parte de seu esforço para realizar o sonho de cursar medicina em uma universidade federal. “A sensação ao ver as notas foi de gratidão a mim mesmo por ter superado tudo que eu superei e chegar onde cheguei”, disse Bernardo.
Bernardo sempre estudou em escolas públicas de Mâncio Lima, “onde o ensino sempre deixou muito a desejar”. No entanto, isso não o impediu de obter excelentes resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No ano passado, em sua primeira tentativa, ele obteve 920 pontos na redação. Este ano, ele melhorou ainda mais sua pontuação, alcançando 980 pontos.
O estudante também se saiu bem nas outras provas, e aposta agora na possibilidade de conquistar uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC). A história de Bernardo é um exemplo de determinação e resiliência, mostrando que é possível superar adversidades e alcançar seus sonhos com dedicação e esforço.
Jurua24horas