Estudante de medicina da Ufac conquista 1º lugar em congresso nacional de cirurgia bariátrica

Jovem foi premiada em Rondônia por pesquisa sobre o impacto de técnicas cirúrgicas na remissão do diabetes.

Com apenas 21 anos, a estudante de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), Amanda Vitória, já é destaque no mundo acadêmico. Em agosto deste ano, a jovem representou o Acre no primeiro Congresso do Capítulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões em Rondônia, destacando-se por sua pesquisa inovadora sobre técnicas de cirurgia bariátrica e seu impacto na remissão do diabetes em pacientes obesos.

O evento reuniu cirurgiões e especialistas, além de acadêmicos de medicina de todo o Brasil, com foco principal na região Norte. 

A equipe do site A GAZETA conversou com a estudante nesta sexta-feira, 25, para saber sobre a experiência e as novidades que a pesquisa oferece à população acreana. 

O trabalho é intitulado “Bypass Gástrico em Y de Roux versus Gastrectomia Vertical em Manga na remissão da Diabetes tipo 2 a longo prazo: uma meta-análise de estudos randomizados.” Segundo Amanda, o estudo tem como novidade a possibilidade de orientar o que o médico cirurgião pode, com a escolha feita junto com o paciente, individualizar a meta terapêutica da cirurgia, objetivando melhor benefício ao paciente na redução de comorbidades crônicas 

Vitória enfatiza que a cirurgia bariátrica não auxilia apenas na perda de peso, mas também no tratamento da diabetes em pacientes obesos.

“Foi uma excelente oportunidade para representar o Acre, justamente porque pude mostrar e comprovar que fazemos pesquisas excelentes aqui, principalmente os acadêmicos da UFAC, e que estamos focados não apenas no estudo teórico, mas também em como podemos aplicar as descobertas científicas”, disse a estudante.

Ao final do congresso, Amanda foi o grande destaque, sendo premiada com o 1º lugar na modalidade de apresentação oral, além disso ela levou pra casa um troféu e as inscrições para participar da edição do congresso em 2025 no Rio de Janeiro, junto com outros colegas.

Amanda Vitória recebendo prêmio do Congresso em Rondônia. Foto: cedida

Histórias como a de Amanda inspiram novos jovens estudantes a embarcarem na pesquisa científica e lutar por um serviço de saúde de qualidade. “Estamos na busca por uma medicina cada vez melhor e baseada em evidências”, finaliza.

A GAZETA DO ACRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O denunciante, que preferiu não se identificar, relatou que todas as árvores estavam em fase produtiva, destacando que a ação aconteceu durante a manhã.
Acusado não aceitava o fim do relacionamento e constantemente procurava a ex-esposa para tentar reatar o casamento
Para o retorno, o voo G3 1258 parte de Cruzeiro do Sul às 12h40 e pousa em Rio Branco às 13h55, operando também às segundas, quartas, sextas e domingos.

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ocorrerá em sete dias, no próximo domingo (3), para 4,3 milhões de inscritos confirmados. Ao todo, são cerca de 10

A lei, de autoria do deputado Adailton Cruz, foi sancionada pela governadora em exercício, Mailza Assis da Silva, em agosto deste ano.
Entenda as regras a serem implantadas para tentar tornar a educação mais atrativa

Morreu neste sábado, 26, o tenente-coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Acre, Sebastião Mendes da Costa, conhecido como “Major Mendes”, um dos fundadores e quem primeiro comandou o

Os dados são do Observatório de Análise Criminal do Ministério Público do Acre (MPAC), com dados do Sinesp-PPE/PCAC
Não existem mais publicações para exibir.