Faixa de Fronteira Amazônica: Reunião define políticas públicas para desenvolvimento sustentável e fortalecimento institucional

Encontro coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) avança na elaboração de planos estratégicos para integrar estados da Amazônia à economia sustentável e à segurança regional.

Com o objetivo de promover o fortalecimento institucional, o desenvolvimento regional integrado e sustentável, e a definição de marcos regulatórios, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reuniu, nesta semana, representantes de estados da Faixa de Fronteira Amazônica – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima – para discutir políticas públicas e estratégias voltadas à região.

Fortalecimento da governança e planejamento estratégico

A iniciativa, liderada pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), busca criar um “escudo econômico” que fomente negócios, emprego e renda, contribuindo também para a segurança na região de fronteira. A secretária Adriana Melo destacou a produtividade do encontro, que avançou na formulação dos Planos de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIFFs).

“Essa é uma área prioritária da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), onde o Brasil se conecta com países vizinhos para cooperação. Precisamos enfrentar os desafios estruturais, fortalecer cadeias produtivas e melhorar as perspectivas de desenvolvimento social”, afirmou Adriana.

Consultoria e diagnósticos para direcionar investimentos

Durante a reunião, foi apresentado o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), responsável por realizar o diagnóstico das necessidades dos estados e apoiar a formulação de projetos para os PDIFFs. Segundo o coordenador-geral de Gestão do Território do MIDR, Vitarque Coêlho, o projeto está sendo desenvolvido em parceria com órgãos como o Consórcio Amazônia Legal, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

“Estamos promovendo uma integração entre diferentes escalas de gestão, desde o âmbito federal até as comunidades locais, que são o foco das intervenções. Nossa missão é racionalizar investimentos e garantir que eles sejam mais eficazes, considerando a importância da economia verde e da bioeconomia nas áreas de fronteira amazônica”, explicou Coêlho.

Foco no desenvolvimento sustentável

A estratégia envolve parcerias com ministérios como o da Justiça e Relações Exteriores e a articulação com investidores nacionais e internacionais. A proposta é consolidar uma governança eficiente que potencialize a captação de recursos para projetos sustentáveis.

O superintendente da Sudam, Paulo Rocha, reforçou a importância de ouvir os moradores locais na construção das soluções. “Sem planejamento estratégico, nada é contínuo. Precisamos considerar a vivência e o conhecimento dos amazônidas. Essa união entre ministérios, estados e municípios pode resultar em avanços práticos para o desenvolvimento sustentável econômico e social da região”, pontuou Rocha.

Perspectivas para a Faixa de Fronteira Amazônica

Com a priorização de áreas como mudanças climáticas, bioeconomia e economia verde, o MIDR espera consolidar uma política integrada que beneficie tanto as populações locais quanto a preservação ambiental. A governança coletiva e os investimentos coordenados são apontados como os maiores legados do projeto, que deve transformar a região em um exemplo de integração entre desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Todo sábado às 5 horas da manhã os participantes se encontram na rotatória do bairro Cohab e caminham pela Rodovia AC-405 até o Igarapé Preto.
Delcimar Leite destaca a continuidade dos esforços do prefeito Zequinha Lima em fortalecer a educação, com foco em novas iniciativas e melhorias para o ano letivo de 2025.
Reunião liderada pela prefeita em exercício, Delcimar Leite, marca início de iniciativas sustentáveis voltadas para a qualidade de vida e desenvolvimento econômico da comunidade ribeirinha.
Equipes realizam a desobstrução de um bueiro na entrada do Conjunto Habitacional Arlete no Bairro da Boca da Alemanha.
Iniciativa do Sebrae, Sefaz, CRC/AC, Fieac e Fecomércio abordou detalhes sobre o regime simplificado de tributação
Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de suspeitos e recuperação de itens roubados.

Manoel Piedade Fragoso, de 70 anos, morreu na madrugada de quinta-feira (16) após um incêndio destruir a casa de madeira onde ele morava, no Ramal do Pelé, zona rural de

Segundo Araújo, a mudança no cronograma ocorreu devido à necessidade de ajustes na instalação da balsa no rio Caeté.
Não existem mais publicações para exibir.