Família denuncia falta de assistência a paciente infartado em Marechal Thaumaturgo

A família disse que está revoltada com a demora na liberação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que é um direito garantido pela Constituição

A família de Mauricio Gomes do Nascimento, de 55 anos, fez uma denúncia contra a falta de assistência médica a um paciente infartado em Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre. Segundo Eules Nascimento, filho do paciente, seu Mauricio está internado no hospital local desde domingo (14), quando apresentou sintomas de um infarto, mas até agora não foi transferido para Rio Branco, onde poderia receber um tratamento adequado.

A família disse que está revoltada com a demora na liberação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que é um direito garantido pela Constituição. Eles afirmaram que Mauricio continua passando mal e sofrendo com fortes dores no peito, e que temem pela sua vida.

Maricelson Barreto, secretário de saúde de Marechal Thaumaturgo, explicou que o TFD é de responsabilidade do estado e que o município não tem autonomia para autorizar a transferência. Ele disse que foi ao hospital e viu a situação da família, que está aguardando o avião para o transporte.

A coordenadora regional de saúde no juruá, Diane Carvalho, informou que o paciente foi regulado, no domingo, por volta das 16h, mas que não conseguiu ser transferido devido às condições climáticas. Ela disse que está sendo providenciado o avião para levar o paciente o mais rápido possível. Ela ressaltou que os atrasos no TFD geralmente ocorrem por causa do mau tempo ou da regulamentação tardia para casos de emergência.

Marechal Thaumaturgo é um município isolado e de difícil acesso, que depende de transporte aéreo ou fluvial para se conectar com outras cidades. A falta de recursos e de profissionais de saúde na região é um problema recorrente que afeta a população, principalmente em situações de urgência.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Na tarde deste domingo, 15 de setembro, um grave acidente ocorreu na rodovia AC-405, nas proximidades do aeroporto de Cruzeiro do Sul. Segundo informações preliminares, o motociclista trafegava na contramão

Apesar da extensão da destruição, graças a uma atuação estratégica com a criação de aceiros e eliminação dos focos de incêndio, foi possível preservar aproximadamente 55 hectares da área florestal.
Já para a semana que se inicia, a tendência é de chuvas frequentes na região. A probabilidade de precipitação permanece alta, com chances variando entre 60% e 80% até a
Ao longo de 2024, o Brasil acumulou 180.137 focos de incêndio, representando 50,6% das queimadas na América do Sul.
A mobilização faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde para apoiar as autoridades locais e melhorar o atendimento à população
De acordo com a Polícia Federal, um dos detidos havia fugido da penitenciária de Cruzeiro do Sul e tinha condenação definitiva por tráfico de drogas.
É importante destacar que os participantes da consulta só podem votar uma vez, o que assegura maior credibilidade aos dados.

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta, sexta-feira, 13 de setembro, a consulta pública para a atualização da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Não existem mais publicações para exibir.