Ícone do site Juruá 24 horas

Família denuncia falta de assistência a paciente infartado em Marechal Thaumaturgo

A família de Mauricio Gomes do Nascimento, de 55 anos, fez uma denúncia contra a falta de assistência médica a um paciente infartado em Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre. Segundo Eules Nascimento, filho do paciente, seu Mauricio está internado no hospital local desde domingo (14), quando apresentou sintomas de um infarto, mas até agora não foi transferido para Rio Branco, onde poderia receber um tratamento adequado.

A família disse que está revoltada com a demora na liberação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que é um direito garantido pela Constituição. Eles afirmaram que Mauricio continua passando mal e sofrendo com fortes dores no peito, e que temem pela sua vida.

Maricelson Barreto, secretário de saúde de Marechal Thaumaturgo, explicou que o TFD é de responsabilidade do estado e que o município não tem autonomia para autorizar a transferência. Ele disse que foi ao hospital e viu a situação da família, que está aguardando o avião para o transporte.

A coordenadora regional de saúde no juruá, Diane Carvalho, informou que o paciente foi regulado, no domingo, por volta das 16h, mas que não conseguiu ser transferido devido às condições climáticas. Ela disse que está sendo providenciado o avião para levar o paciente o mais rápido possível. Ela ressaltou que os atrasos no TFD geralmente ocorrem por causa do mau tempo ou da regulamentação tardia para casos de emergência.

Marechal Thaumaturgo é um município isolado e de difícil acesso, que depende de transporte aéreo ou fluvial para se conectar com outras cidades. A falta de recursos e de profissionais de saúde na região é um problema recorrente que afeta a população, principalmente em situações de urgência.

jurua24horas

Sair da versão mobile