Forças Armadas Mobilizam 5 Mil Homens para Garantir Segurança nas Eleições da Amazônia Ocidental

A operação é coordenada pelo Ministério da Defesa em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais dos estados que compõem a Amazônia Ocidental

As Forças Armadas irão mobilizar um efetivo de 5 mil homens para assegurar a integridade e segurança do processo eleitoral na Amazônia Ocidental. A Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA), que ocorrerá em 49 municípios da região, visa garantir que as eleições transcorram de forma segura e tranquila, especialmente em um momento de grave estiagem.

O Comando Conjunto Amazônia 2024 foi ativado pelo Ministério da Defesa em setembro, e envolve as três forças – Exército, Marinha e Aeronáutica – para executar o plano operacional durante as eleições. A operação inclui o transporte de urnas para 27 municípios e 127 comunidades isoladas, com o uso de 218 viaturas, 66 embarcações e 13 aeronaves, sendo cinco aviões e oito helicópteros, cobrindo 657 locais de votação.

O general Augusto Ferreira Costa Neves, comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), destacou que o planejamento da operação começou em março, com o foco em superar os desafios impostos pela maior seca já registrada na região. “O efetivo mobilizado é superior ao da eleição anterior, dado o cenário crítico da estiagem. Não poupamos esforços para garantir a segurança do pleito”, afirmou o general.

O Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro, Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional, frisou que a logística foi especialmente elaborada para alcançar localidades de difícil acesso, em áreas remotas do oeste e sul da Amazônia, onde o transporte fluvial foi fortemente impactado pela seca.

A Marinha do Brasil desempenhará papel crucial nas zonas urbana e rural de municípios como Manaus, Itacoatiara e Parintins, com o apoio de quatro navios, dois helicópteros e três grupamentos de fuzileiros navais.

A operação é coordenada pelo Ministério da Defesa em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais dos estados que compõem a Amazônia Ocidental, reafirmando o compromisso das Forças Armadas em garantir a lisura e a segurança do processo eleitoral em um cenário de grandes desafios logísticos e ambientais.

JURUA24HORAS com informações bandnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Além de sua importância ecológica, os vagalumes também têm valor cultural. Para alguns povos indígenas, eles são vistos como espíritos de ancestrais.
Apesar das críticas, o movimento se posiciona como uma força de diálogo, buscando uma relação equilibrada com ONGs, governos e a sociedade.

Faltando menos de 24 horas para a eleição municipal em todo o Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou cerca de 218 denúncias de irregularidades eleitorais no estado do Acre

No cenário espontâneo, Zequinha aparece com 46,7% das intenções de voto, enquanto sua principal adversária, Jéssica Sales, segue com 40,5%.
A trajetória de Edson é um exemplo claro de superação, determinação e da importância do apoio.
O evento, que envolveu a participação ativa de alunos, professores e pais, teve como objetivo principal resgatar e valorizar as manifestações culturais.
IFAC e Representação da SEE unem forças para aprimorar o ensino de física nas escolas de Cruzeiro do Sul

O delegado Fabrício Santos está atuando na segurança do processo eleitoral de 2024 no Vale do Juruá, nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Feijó e Guajará.

Não existem mais publicações para exibir.