Gladson apresenta PL de isenção de taxa a beneficiários da gratuidade judiciária

O governador Gladson Cameli encaminhou à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quarta-feira, 18, um projeto de lei que dispõe sobre a isenção de taxas e emolumentos de tradução juramentada

O governador Gladson Cameli encaminhou à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quarta-feira, 18, um projeto de lei que dispõe sobre a isenção de taxas e emolumentos de tradução juramentada pública para beneficiários da gratuidade judiciária. A proposta visa garantir o acesso à justiça a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, que necessitam de tradução juramentada de documento como requisito para a defesa de seus direitos no âmbito do Poder Judiciário.

“Diante disso, a proposta reconhece a importância de eliminar barreiras financeiras para esses indivíduos, especialmente aqueles que se encontram no território acreano em condição de refúgio, solicitação de refúgio, portadores de visto humanitário, apátridas, ou que foram forçados a deixar seu país de origem devido a crises humanitárias ou graves violações de direitos humanos”, diz trecho da mensagem governamental encaminhada à Casa Legislativa.

De acordo com a proposta, a isenção de taxas e emolumentos para traduções juramentadas realizadas por Tradutor Ad Hoc ou Intérprete Comercial, conforme regulamentado pela Junta Comercial do Estado do Acre, assegura que os beneficiários da gratuidade judiciária assistidos pela Defensoria Pública do Estado possam ter seus documentos traduzidos e devidamente reconhecidos, garantindo-lhes pleno acesso ao sistema de justiça.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Recurso federal será destinado à recuperação da Estação de Tratamento de Água da capital, visando melhorar a infraestrutura de saneamento básico na cidade.
Taynara Martins, fez um balanço das ações realizadas em 2024, destacando avanços na educação no trânsito, campanhas de conscientização e programas sociais como o CNH Social.
A redação do Juruá24Horas entrevistou o Dr. Rubicleis G. Silva, Professor Titular de Economia da Universidade Federal do Acre (UFAC).
Durante o “Dia D”, nove celulares foram restituídos a vítimas de crimes locais, enquanto outros 11 aparelhos foram recuperados por meio da operação estadual.
A Coronel Marta Renata destacou a relevância da data, não só como uma conquista institucional, mas também como uma vitória simbólica para a representatividade feminina na segurança pública.
Conjunto de empreendimentos vai proporcionar investimentos superiores a R$3,5 bilhões; porto de Itaguaí foi leiloado para a empresa Ágora, com oferta única de R$1 milhão
Nesses casos, existem multas por infração à legislação, cuja alíquota inicial é de 75%.
Apenas em Rio Branco serão 129 dispositivos devolvidos ao longo dos próximos dias, em uma ação que conta com a parceria do governo federal.
Não existem mais publicações para exibir.