Governo Federal inclui Marechal Thaumaturgo no programa AmpliAR para melhorias em aeroportos regionais

No Amazonas, o programa vai beneficiar diretamente 19 aeródromos, localizados em áreas de difícil acesso e com infraestrutura deficiente.

Gestores e representantes de concessionárias têm até 15 de janeiro de 2025 para participar da consulta pública sobre o AmpliAR, programa do Ministério de Portos e Aeroportos destinado a atrair investimentos privados para aeroportos regionais. A consulta, aberta em 17 de outubro, busca contribuições sobre o modelo e os investimentos previstos para cada aeroporto, com foco em melhorar a conectividade e a infraestrutura de terminais em regiões remotas.

No Amazonas, o programa vai beneficiar diretamente 19 aeródromos, localizados em áreas de difícil acesso e com infraestrutura deficiente. A primeira fase do AmpliAR, que prioriza aeroportos na Amazônia Legal, contempla terminais como Marechal Thaumaturgo, Tarauacá no Acre e Carauari e Eirunepé no Amazonas, além de outros no interior do estado, como Lábrea, São Paulo de Olivença e São Gabriel da Cachoeira. O objetivo é melhorar a conectividade da região, frequentemente isolada devido às dificuldades de transporte.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que o modelo do AmpliAR permitirá que concessionárias assumam a gestão de aeroportos deficitários por meio de um processo competitivo simplificado. O programa busca impulsionar investimentos privados que podem gerar mais de R$ 5 bilhões, beneficiando diretamente 50 aeródromos na Amazônia e no Nordeste.

A expectativa é que o leilão para a gestão dos blocos de aeroportos ocorra no primeiro semestre de 2025.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A expectativa é que 100% dos municípios do país tenham pelo menos uma emissora de radiodifusão comunitária.
A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e mantendo a população informada sobre eventuais mudanças no quadro.
Elas ocorrem quando a temperatura fica, pelo menos, 5ºC acima da média por mais de cinco dias seguidos.
Crime ocorreu na manhã deste domingo (22); vítima foi atingida por sete tiros, e identidade do suspeito é desconhecida
Acidente ocorreu durante uma confraternização no quilômetro 2 da Estrada do Mutum, neste sábado, 21.

s acreanos devem se preparar para um dia de sol, nuvens e chuvas pontuais, que podem ser intensas em algumas regiões do estado. Na capital, Rio Branco, o tempo promete

Suspeita inicial aponta mal súbito como causa da morte; caso aconteceu na noite deste sábado, 21.

Um estudo divulgado nesta semana pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre explora o perfil dos turistas que visitam o estado do Acre, suas motivações e hábitos de

Não existem mais publicações para exibir.