Haddad se reúne com Lula sobre sanção do projeto da dívida dos estados

Na agenda do ministro da Fazenda, também está prevista uma outra reunião com Lula para tratar da presidência do Brics.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne na manhã desta quinta-feira (9) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar da sanção do projeto de lei da dívida dos estados, apurou a CNN. O chefe do Executivo tem até 13 de janeiro para sancionar a proposta, que foi aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado.

Além de Haddad, também participam da reunião os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.

O projeto de renegociação de dívidas dos estado é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A proposta cria um programa de pagamento de dívidas estaduais com a União, com juros menores e parcelamento em até 30 anos.

As dívidas dos estados com a União somam mais de R$ 765 bilhões. Cerca de 90% do valor corresponde a dívidas de quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O projeto estabelece que os estados terão até 31 de dezembro de 2025 para aderir à iniciativa.

Brics

Haddad tem uma outra reunião com o presidente Lula na parte da tarde para tratar da presidência dos Brics. O Brasil assumiu a presidência do bloco em 1º de janeiro.

Por ser o país anfitrião, o Brasil é responsável por coordenar as reuniões dos grupos de trabalho que compõe o grupo. Estão previstas mais de 100 reuniões dos Brics entre fevereiro e julho.

A cúpula dos Brics também é responsabilidade do Brasil. O encontro está previsto para ser realizado em julho, no Rio de Janeiro.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A vítima, picada na região da coxa direita, apresentava inchaço no local.
Na quarta-feira (8), o dólar à vista fechou em leve alta de 0,08%, a R$ 6,1106.
Proposta que tramita no Senado também pretende tornar homicídio no trânsito crime inafiançável.
Reunião extraordinária ocorrerá nesta quinta-feira (8/1). Bancos se queixam que limite dos juros do crédito consignado pelo INSS está baixo.
Levantamento é do Painel de Acompanhamento de Mortes Violentas Intencionais (MVI) do Ministério Público do Acre (MPAC).
O combate está marcado para o dia 8 de fevereiro.
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas até sexta-feira, 10.
Não existem mais publicações para exibir.