Juruá 24 horas

Hemoacre precisa de doadores de sangue para realização de mutirão de cirurgias

Aproximadamente 5mil procedimentos serão realizados no Acre

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), irá realizar nos próximos dias um mutirão de intervenções cirúrgicas no estado do Acre, mas precisa de doações de sangue para melhor desempenho das operações. Acontece, que a instituição tem recebido poucos doadores, e o banco de sangue está em situação crítica.

Em contagem estadual, aproximadamente 70 doações por dia seria o suficiente para manter o estado em boas condições de abastecimento, entretanto, apenas entre 15 e 20 doações são realizadas. Mesmo com campanhas de conscientização e com as poucas doações, o sangue é rotatório, por esse motivo não tem uma reserva. Entre 40 a 45 doadores, seria satisfatório para manter um bom fluxo diário.

Josiane Amorim, gerente geral do Hemoacre, lembra que sangue não é substituível, e que as pessoas precisam se sensibilizar com a causa, principalmente aos familiares e amigos de pacientes que passarão pelo mutirão. “Grande maioria das cirurgias, principalmente ortopédicas, ginecológicas e outras, podem vir a ter complicações. Se as pessoas não se sensibilizarem para vir fazer a doação, fica difícil para conseguir atender todo mundo”, diz.

Os doadores podem ir até a Hemoacre, localizada Av. Getúlio Vargas, 2787 – Bosque, Rio Branco, das 07 às 18h, sem intervalo para almoço.

Quem pode doar?

Sair da versão mobile