Ícone do site Juruá 24 horas

Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul precisa de doadores de sangue negativo

O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul está em estado de alerta devido à necessidade urgente de doadores de sangue, principalmente dos tipos negativos, como O negativo, AB negativo e A negativo.

Jean Carlos Barbosa, agente social e um dos responsáveis pelo Hemonúcleo, destacou a importância da colaboração da população. “Estamos precisando muito dos tipos negativos. Que são o A negativo, AB negativo e O negativo. Lembrando que o O negativo é universal, ele serve para todos. Ele pode doar para todos. É muito importante que, se você sabe que seu sangue é O negativo, venha ao Hemonúcleo, pois você vai estar nos ajudando bastante”, disse.

De acordo com ele, o estoque de sangue no Hemonúcleo está em um nível regular, ou seja, pode melhorar. Alguns tipos sanguíneos estão em falta, com apenas uma bolsa disponível, enquanto outros estão esgotados. A manutenção de um estoque adequado depende do constante engajamento da comunidade, que deve estar consciente da relevância da doação de sangue para assegurar a continuidade dos atendimentos médicos de urgência.

Além do alerta sobre a necessidade de doações, o Hemonúcleo também está promovendo atividades em alusão à campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Jean Carlos informou que, entre as ações da semana, será realizada uma palestra com a psicóloga Amanda, às 11h. “Estamos fazendo essa ação importante para conscientizar a população. Além disso, recebemos recentemente doações de membros da Igreja Adventista, fruto de uma campanha que realizamos com eles”, conta.

Jean também ressaltou que as campanhas em parceria com igrejas têm sido muito relevantes para atrair doadores, enfatizando a importância da participação de mais grupos religiosos e da população em geral. “Esperamos que outras igrejas também se mobilizem para participar dessas ações. Ainda temos muitos evangélicos na cidade que poderiam se engajar e de outras igrejas também”, afirma.

A doação de sangue, muitas vezes cercada de dúvidas e até receios, é um processo simples e seguro. Jean Carlos tranquiliza aqueles que ainda têm medo de doar, esclarecendo que não há necessidade de jejum e que o procedimento é muito rápido. “Basta trazer um documento com foto e estar em boas condições de saúde. Não pode estar com sintomas gripais, e é importante evitar alimentos gordurosos antes da doação. Aqui no Hemonúcleo, a pessoa passa por uma entrevista e já pode realizar sua doação.”

Ele também ressaltou que o sangue é insubstituível: “Não se pode criar nem comprar. Doar é um gesto de solidariedade e altruísmo que salva vidas. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, pois, além do sangue, também se aproveita o plasma”, explica o agente social.

Redação jurua24horas 

Sair da versão mobile