Homem é preso em Cruzeiro do Sul por estupro de mulher com Síndrome de Down e gravação de imagens íntimas

O magistrado responsável pelo caso considerou que, devido à condição cognitiva da vítima, ela não possuía discernimento suficiente para consentir com o ato sexual.

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA), em Cruzeiro do Sul, prendeu um homem de 31 anos condenado pela Justiça por estuprar uma mulher com Síndrome de Down e registrar imagens íntimas dela sem consentimento.

Segundo o delegado titular da DEMPCA, Dr. Renan Santana, o crime ocorreu em maio de 2023, no bairro São José, durante uma confraternização na residência da vítima. Na ocasião, o homem, sob efeito de álcool, levou a vítima para um dos quartos e cometeu o crime, sendo flagrado por familiares da vítima.

O magistrado responsável pelo caso considerou que, devido à condição cognitiva da vítima, ela não possuía discernimento suficiente para consentir com o ato sexual. A vítima apresentava dificuldades de compreensão e comunicação em decorrência da Síndrome de Down.

O criminoso foi condenado a oito anos e seis meses de prisão em regime fechado, além de uma multa. Ele foi preso na noite da última sexta-feira (17) e será apresentado em audiência de custódia, momento em que o Poder Judiciário decidirá sobre sua manutenção na prisão.

O caso ressalta a importância do trabalho da DEMPCA no combate à violência contra pessoas em situação de vulnerabilidade, reforçando o papel da Justiça na proteção dos direitos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

objetivo principal foi ouvir as demandas de cada setor e identificar soluções conjuntas para os desafios
Localizado em uma das áreas mais remotas do Acre, o município enfrenta dificuldades estruturais, econômicas e sociais que comprometem o desenvolvimento sustentável da região.
Acre registra 77 feminicídios entre 2018 e 2024. Dados do MP-AC mostram perfil das vítimas, meios utilizados e municípios mais afetados. Estado ocupa 2º lugar em taxa de feminicídios no
Ação visa desarticular associação criminosa que utilizava transporte aéreo para distribuir drogas entre estados brasileiros.
O Conselho Tutelar da Zona Sul de Macapá informou que teve conhecimento do vídeo pelas redes sociais.
A competição, que teve início no dia 13 de janeiro, reuniu atletas de diversos municípios da região.
Programa do Governo Federal fortalece a agricultura familiar indígena, promove segurança alimentar e gera renda no Amazonas.
Recomenda-se que os moradores dessas regiões estejam atentos às condições climáticas, especialmente devido à possibilidade de tempestades isoladas.
Não existem mais publicações para exibir.