Homem em situação de rua preocupa comerciantes em Cruzeiro do Sul devido a suspeita de tuberculose

O secretário revelou que, atualmente, há pelo menos cinco moradores de rua em Cruzeiro do Sul com diagnóstico de tuberculose, e alguns deles também evitam o tratamento.

Um morador de rua em Cruzeiro do Sul, no Acre, vem despertando a preocupação dos comerciantes e moradores do centro da cidade. O homem, que não teve o nome divulgado, apresenta sinais de extrema magreza e, segundo informações, pode estar com tuberculose, uma doença grave e contagiosa.

Ele costuma ficar próximo ao Mercado de Produtos Regionais, no térreo do antigo Clube Samambaia, onde dorme e guarda seus poucos pertences. A situação tem gerado apreensão entre os comerciantes que trabalham no local, tanto pela saúde do próprio homem quanto pelo risco de contágio que a doença pode representar.

“É muito triste ver a condição dele, só pele e osso, e nós também estamos expostos ao risco de infecção”, comentou um dos comerciantes, que preferiu não se identificar.

Em resposta à situação, o secretário municipal de saúde, Áureo Neto, informou que equipes de saúde já tentaram várias vezes convencer o homem a procurar atendimento médico, mas ele se recusa a ser tratado. O secretário revelou que, atualmente, há pelo menos cinco moradores de rua em Cruzeiro do Sul com diagnóstico de tuberculose, e alguns deles também evitam o tratamento.

“Temos cinco casos confirmados de tuberculose entre pessoas em situação de rua na cidade. Três deles estão sendo buscados ativamente pelas nossas equipes de saúde para iniciar o tratamento. Os outros dois já foram encontrados, mas recusam o tratamento oferecido”, explicou Áureo Neto.

Diante das recusas, a Secretaria Municipal de Saúde acionou o Ministério Público de Cruzeiro do Sul para que medidas legais sejam tomadas, garantindo que essas pessoas recebam o tratamento necessário.

“Informamos ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências necessárias, de modo que possamos assegurar o tratamento desses pacientes e evitar que a doença se espalhe”, concluiu o secretário.

JURUA24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O seminário, que teve como tema “Primeiro Seminário Municipal: Dialogando Experiências”, reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e cursistas.

Na manhã desta sexta-feira, 22, a Guarda Mirim do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) teve a honra de receber a visita do sensei Eduardo Martins, fundador e professor do

O mandato de Dr. Rafael Dene e Dra. Jamily Fontes terá início em janeiro de 2025, com a posse dos novos dirigentes, marcando o início de uma nova etapa para

Na noite desta sexta-feira, 22, um acidente grave envolvendo duas motocicletas deixou quatro pessoas feridas na estrada do município de Guajará, localizado no estado do Amazonas. O incidente aconteceu nas

A proposta da usina é transformar o lixo seco, ou seja, plásticos, metal, papel, vidro, embalagens, etc, em tijolos, telhas e estacas para serem utilizadas dentro do município.
Flaviano foi um exemplo de condução política, sempre pautada por princípios e pela busca do melhor para a população. Ele deixa um legado que será lembrado por gerações
Ao todo, 14 reeducandos foram capacitados para atuar na fabricação dos calçados, que terão custo de produção de R$ 15,84 e serão comercializados por R$ 20.
Uma história de superação que emocionou a todos em Cruzeiro do Sul
Não existem mais publicações para exibir.