Por meio de nota, a direção do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá informou à população, que após a suspensão dos exames de mamografia no mês de outubro, o serviço voltou a ser ofertado a partir da última sexta-feira, 11.
A suspensão, de acordo com a direção, se deu em decorrência de uma falha no equipamento, que precisou ser encaminhado para manutenção em Rio Branco, justamente no mês de conscientização da prevenção e enfrentamento ao câncer de mama, campanha Outubro Rosa.
“O serviço continuará a ser ofertado para toda região do Vale do Juruá, de segunda a sexta feira e os agendamentos são realizados pelos municípios da regional através do Sistema Estadual de Regulação (SISREG)”, informou o hospital.
Para marcar uma mamografia, a paciente deve apresentar a solicitação médica e as cópias dos documentos de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço.
“Pedimos as pacientes que já estavam com a mamografia agendada que a partir do dia 16/11/2022 para procurem a recepção do ambulatório da maternidade para remarcar o exame. Aproveitamos para reforçar que a mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função essencial de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento precocemente. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados”, destacou a direção.
As associações médicas brasileiras recomendam começar a fazer mamografia de rotina a partir dos 40 anos de idade. Em geral, o exame é anual e deve ser feito até por volta dos 75 anos de idade. Estudos mostram que, quando realizada nessa faixa etária, a mamografia é capaz de reduzir em até 30% o número de óbitos decorrentes do câncer de mama. Todas as mulheres em faixa etária de risco devem realizar este exame. Procure um médico ou enfermeiro para uma avaliação.
Redação Juruá24HORAS