Juruá 24 horas

IDAF tenta controlar monilíase do cacaueiro na zona urbana de Cruzeiro do Sul

A monilíase do cacaueiro em Cruzeiro do Sul tem sido um problema na zona urbana do município. Segundo Igor Figueiredo, coordenador das ações de combate ao fungo, a maior dificuldade é a de que, em muitos casos, é necessário cortar árvores que estão próximas as casas. “Isso acaba atrasando o nosso serviço”, disse.

Atualmente as ações já foram realizadas no bairro São José e agora o processo está acontecendo no Cruzeirão. “São os bairros que estamos encontrando focos. E a cada casa que encontramos o foco, fazemos um raio de inspeção de fiscalização de 300m”, explicou o coordenador.

A monilíase, causada pelo fungo Moniliophthora roreri, é uma das mais sérias doenças do cacaueiro, infectando os frutos em qualquer fase de desenvolvimento e, em condições favoráveis, pode causar perdas de até 100% da produção.

“A gente pede a colaboração da população, nós não estamos eliminando as árvores, o que estamos fazendo é um serviço de poda para dá um atraso na produção da próxima safra. Assim, a próxima que vier já vai estar livre da monilíase. Estamos tentando garantir uma produção melhor”, disse Igor.

Sair da versão mobile