Juruá 24 horas

IMAC e BPA realizam fiscalização ambiental em Cruzeiro do Sul a aplicam multas de R$1 milhão

Na última semana, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), com o suporte do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Acre (BPA), conduziu uma operação de fiscalização ambiental nas cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. A ação resultou em 11 autos de infração, com um total de R$1.363.220,00 em multas aplicadas.

Durante a operação, foram embargadas 10 áreas, totalizando 137,19 hectares, e registrada uma apreensão de madeira com volume de 15,25 m³ para impedir a continuidade de danos ambientais. Além disso, um termo de depósito foi elaborado e serão levantadas cerca de 20 notificações direcionadas a indivíduos para esclarecimentos sobre práticas ilegais e prejudiciais ao meio ambiente.

As operações contaram com a participação diária de três equipes do IMAC (duas de Cruzeiro do Sul e uma de Rio Branco) e duas equipes do BPA (uma de Rio Branco e uma de Cruzeiro do Sul), totalizando aproximadamente 20 agentes em campo. Vale ressaltar a importância da presença da polícia para garantir a segurança dos agentes do IMAC, que atuam em áreas de risco e constantemente são ameaçados por facções criminosas e capatazes de donos de terra.

As principais ações de fiscalização foram nas regiões do ramal 03 e ramal 02, sendo que este último, especialmente na área conhecida como “ramal do manã”, apresentou uma alta frequência de crimes ambientais. Além das atividades de fiscalização na área rural, uma equipe se dedicou a ações de educação ambiental na zona urbana, promovendo conscientização em escolas e mercados.

Redação jurua24horas 

Sair da versão mobile