Um incêndio atingiu cerca de 10 hectares do Parque Nacional da Serra do Divisor, na cidade de Mâncio Lima, no interior do Acre. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), uma equipe foi enviada neste domingo (1º) para conter as chamas e confirmar os estragos feitos pelo fogo.
Estão a caminho do local quatro bombeiros militares com equipamentos para o combate do fogo neste local, que é de difícil acesso.
A equipe que fica em Cruzeiro do Sul foi enviada após um chamado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da unidade de conservação.
A proporção dos estragos só poderá ser contabilizada após a chegada dos bombeiros ao local. O CBMAC não informou quando o incêndio teria iniciado.Ainda não se sabe a causa.
Na tarde deste domingo (1º), o Governo do Acre divulgou uma nota confirmando o ocorrido e explicando que ainda não é possível confirmar a proporção do incêndio. (Confira a nota completa abaixo)
Nota pública sobre o apoio do Estado no combate ao fogo no Parque Nacional da Serra do Divisor
“O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), esclarece que a Serra do Divisor é uma Unidade de Conservação de gestão federal, de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O órgão federal é responsável por fazer o acompanhamento com brigadistas e agentes de fiscalização. Já o Estado atua dentro do parque quando há solicitação oficial de apoio.
Neste sábado, 31, o Comando do Corpo de Bombeiros, por meio do Batalhão de Cruzeiro do Sul, recebeu uma solicitação enviada pelo ICMBio para atuar na unidade, especificamente em uma área atingida pelo fogo.
Uma equipe foi enviada para o local neste domingo, 1º, com previsão de chegada por volta das 16h. Deste modo, só será possível verificar a dimensão e a intensidade do incêndio após a avaliação da equipe in loco.
Por fim, esclarece que o apoio prestado pelo CBMAC na unidade de conservação não compromete o atendimento em nenhuma das bases do Juruá.
Cel Charles Santos
Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre”
Serra do divisor
Com uma área de 837.554,36 hectares, o Parque Nacional da Serra do Divisor tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. No lugar, há pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Hoje, ele é considerado um dos maiores potenciais turísticos do Acre, reunindo turistas, pesquisadores e grandes descobertas para a fauna e flora do país.
Dados do Instituto Chico Mendes De Conservação Da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da unidade, mostram que em três anos foram 1.631 visitas à unidade. Os anos que aparecem com essa contabilização são 2018, 2019 e 2021.
O parque representa para o Acre uma ocupação de aproximadamente 5% do estado. Segundo estudiosos, a Serra do Divisor é o 4º maior Parque Nacional do Brasil.
Por G1 Acre