Desde o último sábado, um incêndio florestal atingiu o Parque Nacional da Serra do Divisor, na região do Juruá, destruindo mais de 14 hectares de vegetação. Cerca de 30 homens, incluindo membros do Corpo de Bombeiros, brigadistas do ICMBio e moradores da comunidade, estão envolvidos no combate ao fogo.
Segundo o Capitão Josadac Cavalcante, comandante do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado e confinado ao perímetro queimado. “Todo esse perímetro de mais de um quilômetro de distância já foi feito a linha de defesa, que é o acero, então o incêndio foi controlado, ele está restrito a essa parte queimada das 14,5 hectares”, afirmou.
Embora o fogo tenha sido contido, ainda há fumaça na área queimada, indicando que a vegetação dentro desse perímetro continua a queimar. O foco agora é remover o material combustível restante para evitar que o incêndio se reacenda. “Esse incêndio é de superfície e subterrâneo, não é um incêndio de copa de árvore, então como ele queima na superfície, fica muito tronco e galhos menores queimando. Precisamos intervir para que uma fagulha não ultrapasse a linha de defesa e o incêndio volte a avançar”, explicou o Capitão.
As equipes seguem monitorando a área para garantir que o fogo não se alastre novamente, enquanto trabalham na retirada do material inflamável.
Jurua24horas