Inscrições para primeiro semestre da EJA são abertas no Acre

Os interessados podem se inscrever em escolas da rede estadual que ofereçam a modalidade.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), abriu as inscrições para as matrículas do primeiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desde a última quinta-feira, 2. Os interessados podem se inscrever em escolas da rede estadual que ofereçam a modalidade.

Juntamente com a abertura das matrículas, foi lançada a campanha Eu Mudei a Minha História, que busca incentivar jovens e adultos a concluírem seus estudos. Para participar, é necessário ter, no mínimo, 15 anos para ingressar no ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.

Os interessados devem apresentar a carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar para que a matrícula seja efetuada no ciclo correspondente às suas necessidades.

De acordo com Jessé Dantas, chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SEE, a EJA representa uma oportunidade de conclusão da educação básica, aliada à qualificação profissional. “Com a conclusão da educação básica, o estudante pode sair com um curso de qualificação ofertado aos alunos dos anos finais do ensino fundamental e aos do ensino médio. Além disso, com o programa Pé-de-Meia, jovens de 19 a 24 anos que não concluíram o ensino médio podem ser beneficiados”, destacou.

Para receber o benefício do Pé-de-Meia, o aluno deve estar inscrito no Cadastro Único (CAD Único) e ser beneficiário do programa Bolsa Família.

Investimento na Educação de Jovens e Adultos

Em 2024, a EJA da SEE alcançou cerca de 15 mil alunos em 114 escolas estaduais, com o apoio de 528 professores. Essa iniciativa tem oferecido uma segunda chance para jovens, adultos e idosos que, por diferentes razões, não conseguiram concluir os estudos na idade regular.

Por meio de parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), os alunos da EJA têm acesso a qualificação profissional. Atualmente, 25 turmas do ensino fundamental participam de cursos como confeiteiro, operador de supermercado e operador de computador, com carga horária de 200 horas. Já no ensino médio, 36 turmas estão inscritas em cursos como assistente administrativo, frentista, operador de caixa e mecânico de refrigeração, totalizando 160 horas de formação.

Outro destaque é a assistência estudantil, que oferece um valor de R$ 2 por hora de aula frequentada para alunos com 75% ou mais de presença, incentivando a assiduidade e a continuidade dos estudos.

Outras Iniciativas da EJA

A EJA também promove duas jornadas pedagógicas por semestre, voltadas para o planejamento e aperfeiçoamento dos educadores. O programa Alfabetiza Acre – EJA merece destaque por atender mais de 2.400 alunos, contribuindo para a alfabetização de jovens e adultos em todo o estado.

Além disso, a EJA oferece educação a pessoas privadas de liberdade, com 119 alunos em medidas socioeducativas atendidos por 51 professores, e 1.012 alunos no sistema prisional sob a orientação de 27 educadores. Essas ações buscam garantir o direito à educação, promovendo a reintegração social e novas oportunidades para esse público.

Com informações da SEE

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Durante a vistoria, os policiais localizaram uma sacola contendo dois tabletes grandes de Skunk, totalizando aproximadamente 2 kg
De acordo com o Inmet, as chuvas poderão variar entre 20 e 30 milímetros por hora.
O programa tem como objetivo combater a evasão escolar e estimular a permanência dos jovens no ensino médio por meio de auxílios financeiros.
A contratação é considerada determinante em um momento de crescente pressão sobre os territórios indígenas, como o avanço do garimpo ilegal e a degradação ambiental.
Um homem desferiu 12 facadas na esposa e acabou preso em flagrante pela Polícia Militar.
O edital, lançado para todas as regiões do país, contemplou no Acre, apenas a cidade de Rodrigues Alves, localizada no Vale do Juruá, foi selecionada.
O Tenente Rosenildo Pires, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, explica o que as autoridades podem fazer em relação à falta de profissionais de salvamento nos balneários
Ao longo de seus mandatos, o deputado Luiz Gonzaga foi incansável na luta pelo desenvolvimento econômico e social do Acre, em especial dos municípios do Vale do Juruá.
Não existem mais publicações para exibir.