Ícone do site Juruá 24 horas

Juíza Eleitoral da 4ª Zona destaca logística para garantir eleições em comunidades remotas

A juíza eleitoral Rosilene de Santana, responsável pela 4ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, falou nesta quarta-feira, 2, sobre os preparativos logísticos para o transporte das urnas eletrônicas às áreas de difícil acesso da região. Segundo a magistrada, a logística já está sendo organizada há mais de um mês devido às complicações causadas pela estiagem prolongada e pelas queimadas que afetam a região.

“Nós temos ao todo 72 barqueiros que estão nos auxiliando, transportando urnas, mesários e também policiais para localidades distantes, como a Serra do Divisor”, explicou Rosilene. Além do transporte fluvial, helicópteros requisitados do Exército e contratados pelo Tribunal Regional Eleitoral também serão utilizados para levar equipes de trabalho a municípios como Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

A juíza também destacou que, apesar dos desafios logísticos, como a falta de internet em alguns locais, a previsão é que até as 19h do dia das eleições os resultados já sejam divulgados. “A votação aqui no Acre inicia às 6 horas da manhã e encerra às 15 horas. Após isso, começamos a enviar as mídias dos resultados”, completou.

Rosilene ressaltou a importância do uso dos Bigans (transmissores via satélite) para garantir a comunicação em áreas sem sinal de internet. Esses equipamentos serão fundamentais para transmitir os resultados das comunidades rurais mais isoladas, garantindo a eficiência e transparência do processo eleitoral.

jurua24horas

Sair da versão mobile