Maior avião elétrico do mundo vai ser testado no ano que vem

Em 2025, a empresa sueca Heart Aerospace vai testar a maior aeronave e completamente elétrica do mundo. O protótipo Heart X1, que mede 32 metros entre uma asa e outra,

Em 2025, a empresa sueca Heart Aerospace vai testar a maior aeronave e completamente elétrica do mundo. O protótipo Heart X1, que mede 32 metros entre uma asa e outra, vai ser testado no aeroporto internacional de Plattsburgh, em Nova York.

O experimento do Heart X1 vai validar a inovação tecnológica de propulsão elétrica. A aeronave totalmente elétrica, Heart X1, passará primeiro por testes em terra firme, para conferir sua capacidade de carregamento e velocidade e pista. O primeiro voo está programado para acontecer no primeiro trimestre de 2025.

Sistema híbrido-elétrico

A tecnologia também representa um marco para o desenvolvimento do avião regional que a empresa produziu. A aeronave ES-30 tem um sistema híbrido-elétrico e suporta 30 passageiros.

O ES-30 tem um alcance elétrico de 200 quilômetros, em uma rota de 30 minutos, sem emitir carbono, e muda para o sistema híbrido em distâncias maiores — alcançando 400 quilômetros.

Além disso, a aeronave híbrida possui quatro motores de hélice elétricos. Com base na distância percorrida ,a energia é extraída de baterias da BAE Systems ou de turbo geradores que queimam combustível.

“Aviões comerciais elétricos têm o potencial de reduzir os custos operacionais para as companhias aéreas dos EUA, criando uma oportunidade poderosa para restabelecer rotas aéreas regionais que estimulam as economias locais, impulsionam o turismo e melhoram o acesso aos centros urbanos”, disse o cofundador e CEO da Heart Aerospace, Anders Forslund, em comunicado.

Outra vantagem da aeronave é a diminuição da poluição sonora, já que a ES-30 é muito silenciosa em comparação com os aviões habituais. Os motores elétricos fornecem potência de maneira imediata, o que permite decolagens em pistas com até 1.100 metros.

Devido a sua capacidade de alcançar menores distâncias, a aeronave pode ser uma alternativa viável para incentivar o turismo e a economia local. Na prática, é uma possibilidade para as pessoas viajarem a locais próximos.

O avião tem uma grande cabine e os passageiros podem levar uma bagagem de até 25 quilos. De acordo com a empresa, a aeronave apresenta vantagens ambientais e pode ter boas alternativas de rotas.

A empresa aeroespacial já tem planos para desenvolver o Heart X2, que vai contar com um sistema híbrido-elétrico e tem previsão para inaugurar seu primeiro voo em 2026. A aeronave alcançará maiores distâncias, combinando energia elétrica e turboélice.

Por: Revista Galile

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, reuniu-se na última sexta-feira (29) com o professor Marcelo Siqueira, responsável pelo Campus da Universidade Federal do Acre (Ufac),

O terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, realizado entre 30 de setembro e 24 de outubro, revelou que oito municípios do Acre estão classificados como

A banca organizadora do concurso da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE-AC), Nosso Rumo, divulgou na noite deste domingo, 1º, o gabarito preliminar das provas aplicadas

Depois de alcançar mais de 8 metros, em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá segue baixando. No sábado,30, estava com 7,10 metros e neste domingo, 1, o nível do manancial

O Procurador da República no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, esteve na Parada do Orgulho LGBTQIA+ neste domingo, 1º, que acontece em Rio Branco. Ao ac24horas, o representante do Ministério Público Federal

Poucas horas após a aplicação do maior concurso público da educação no estado do Acre, com 3 mil vagas disponíveis, os candidatos passaram a denunciar diversas irregularidades durante o certame

O peixe-boi carrega sementes entre esses ambientes, garantindo uma maior diversidade de espécies e sua própria fonte de alimento no futuro.
Em território brasileiro, a planta é nativa dos estados do Pará, Amazonas e Amapá, e é dela que nasce o tucumã, também conhecido como tucumã-do-Pará.
Não existem mais publicações para exibir.