Juruá 24 horas

Mais de 20 cirurgias ortopédicas devem ser feitas durante mutirão da Saúde em Cruzeiro do Sul

Mais de 25 cirurgias devem ser feitas durante três dias de mutirão da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) em Cruzeiro do Sul. Os procedimentos começaram a ser feitos no sábado (10) e terminam na segunda (12).

O médico ortopedista Daniel Oliveira falou dos procedimentos e destacou a importância da ação. “A gente começou o mutirão de cirurgias, são cirurgias específicas do joelho. Esse processo inicialmente será cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior, por via artroscópica. São cirurgias que não tinham, ainda, na nossa região, a gente vai começar esse serviço agora com o mutirão inicial, que tem uma demanda maior, para depois dar continuidade aos serviços”, contou Daniel.

Com a vinda da equipe médica à região do Juruá, além de diminuir gastos, o governo do estado dar mais comodidade aos pacientes que precisariam fazer tratamento fora de domicilio (TFD), e agora não precisarão sair da região

O mutirão atende pacientes de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Guajará, amazonas.

A ação ocorre por meio de uma parceria entre Governo do Estado Acre e Associação Nossa Senhora da Saúde – Anssau que possibilitou a vinda de médicos especialistas de Rio Branco, Fortaleza e Minas Gerais.

A ideia é reduzir a fila de espera desses tipos de cirurgias na rede pública de saúde. Segundo a coordenadora regional de saúde Catiana Rodrigues, cerca de 30 pacientes foram avaliados, 23 estão aptos a passarem pelos procedimentos.

Os atendimentos ocorrem no hospital do Juruá. “Esses primeiros pacientes são do TFD porque tínhamos uma fila de espera, porém, após esses procedimentos que estão sendo realizados, a nossa equipe médica continuará atuando nos outros meses também, para dar continuidade desses serviços para a nossa população”, enfatizou Catiana.

Sair da versão mobile