Ícone do site Juruá 24 horas

Mais de 57 mil domicílios estão desocupados no Acre, aponta Censo

Existem pelo menos 57.757 domicílios desocupados no Acre, segundo o IBGE. Desses, 6.835 são apartamentos, mas 47.208 são casas. Além disso, nada menos que 1.237 são estruturas inacabadas ou degradadas.

Sobretudo, o Instituto diz que há 5.052 acreanos vivendo em moradias improvisadas. Os domicílios improvisados são aqueles que não possuem fins de moradia, mas acabam se tornando uma, como embaixo de pontes e viadutos, carros abandonados, barcos, cavernas, entre outros que indicam obviamente a necessidade de construção de uma moradia.

Ao nível nacional, em 2022, 837 mil pessoas residiam em domicílios coletivos no país, ou 0,4% da população total do Brasil. O tipo de domicílio coletivo com maior número de moradores foi “Penitenciária, centro de detenção e similar”, que abrigava 479 mil pessoas, o que corresponde a 57,2% do total de moradores de domicílio coletivos e 0,2% do total da população brasileira.

As informações são do “Censo Demográfico 2022: Tipos de domicílios coletivos, improvisados, de uso ocasional e vagos: Resultados do universo”, divulgado hoje (06) pelo IBGE. É a primeira vez que o Instituto divulga dados dessa natureza no âmbito do Censo, traçando um perfil de idade, sexo e alfabetização dos moradores destes tipos de domicílios.

ac24horas

Sair da versão mobile