Ícone do site Juruá 24 horas

Mais de 6 mil quelônios são soltos na Amazônia em ação de conservação da biodiversidade da região

Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), atuando no Programa Quelônios da Amazônia (PQA), juntamente com a equipe do Projeto Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), promoveu a soltura de mais de 6 mil filhotes das espécies tracajá (Podocnemis unifilis) e tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa). A ação ocorreu durante a última etapa do monitoramento de manejo no município de Careiro Castanho, na Região Metropolitana de Manaus/AM.

A soltura dos animais foi realizada de 12 a 20 de abril, em diversas comunidades. Essas comunidades realizam o manejo de quelônios com autorização do Ibama e são acompanhadas por equipes do PQA e do Pé-de-Pincha, um dos maiores projetos ambientais da Região Norte. A atividade é realizada por meio da transferência de ninhos para chocadeiras artificiais, protegendo os quelônios da predação humana e de fenômenos naturais que podem levar à perda dos ninhos.

É importante destacar que ações semelhantes ocorrem também na região do Alto Rio Juruá, em comunidades assistidas por ONGs como a SOS Amazônia. Essas iniciativas são fundamentais para a conservação dos quelônios amazônicos, uma vez que há uma grande pressão de captura desses animais na região.

Além da importância ecológica, a equipe do Ibama destaca que, nas comunidades, pode-se observar crianças e jovens atuando nas etapas de monitoramento, um efeito positivo do processo educativo. O trabalho realizado pelos comunitários é de extrema importância para a conservação dos quelônios amazônicos.

jurua24horas

Sair da versão mobile