Nesta terça-feira (01), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, declarou que um total de 1.325 agentes de segurança estarão mobilizados em todo o Acre para assegurar tranquilidade e segurança nas eleições municipais, que serão realizadas neste domingo (06) de outubro.
Os agentes estão mobilizados em: 1.088 da Polícia Militar do Acre (PMAC), 169 do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), 20 do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), 24 do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), 4 delegados da Polícia Civil do Acre (PCAC) e 20 agentes de segurança da Sejusp.
No dia das eleições, a Sejusp contará com uma sala de situação, que realizará o monitoramento dos locais de votação, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), durante todo o pleito.
O secretário José Américo Gaia ressaltou que o plano de ação tem como objetivo assegurar eleições municipais seguras, transparentes, organizadas e tranquilas em 2024. “A atuação coordenada das forças de segurança pública, com os demais órgãos e entidades envolvidas, é essencial para garantir a integridade do processo eleitoral, proteger os eleitores e manter a ordem pública”, explicou.
A subcomandante da Polícia Militar, coronel Marta Renata Silva, destacou a importância da segurança durante as eleições para preservar a legitimidade do processo.
“A Polícia Militar tem um leque bem amplo de serviços no tocante ao período eleitoral e não apenas especificamente no dia das eleições. Teremos uma frota de mais de 140 viaturas exclusivas para o dia da eleição, com apoio inclusive da Justiça Eleitoral, apoio da própria Sejusp, que também está nos auxiliando no quesito de cessão de carros, porque a Polícia Militar não teria esse quantitativo para um emprego específico no policiamento desse dia. Temos também esse efetivo para distribuir entre capital e interior, zona urbana e zona rural. O objetivo é garantir que o cidadão realmente exerça o seu direito ao voto”, declarou.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Silva, destacou a importância de vistorias prediais nas seções eleitorais, para identificar e corrigir problemas estruturais que possam comprometer a segurança. “Isso abrange não apenas questões de segurança física, mas também a adequação das instalações, para que o processo eleitoral ocorra de maneira acessível e organizada”, afirmou.
Dessa forma, o exército está empregando cerca de 750 militares e 60 viaturas, em 19 municípios para garantir ações efetivas durante o processo eleitoral. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal também atuarão nas eleições.
Redação Jurua24horas