Sendo um dos maiores produtores de feijão do Acre, a cidade de Marechal Thaumaturgo iniciou nesta quarta-feira (29), a 5ª edição do Festival do Feijão. Atualmente o município cultiva mais de 25 espécies conhecidas, outros ainda não são catalogadas. A festa encerra no dia 1° de julho. Para o encerramento do evento a organização estima a participação de mais de 5 mil pessoas.
Com uma economia a base da agricultura familiar, o feijão é o produto mais cultivado pelos agricultores de Marechal Thaumaturgo. Devido a pandemia da covid-19 o município passou dois anos sem realizar o evento.
De acordo com Marcelo Bezerra, engenheiro agrônomo, o município produz 25 variedades que estão em exposição e sendo comercializadas no festival.
De acordo com a organização do evento, mais de 30 derivados do feijão são comercializados durante o festival. A expectativa é que a festa movimente mais de meio milhão nos três dias.
Durante a primeira noite, foi realizada diversas atividades culturais, além de uma feira para venda de diversos produtos e comida típica da região. Quem visita a feira encontra também derivados do feijão como brigadeiros, tortas e bolos.