A menos de um mês para as eleições de outubro de 2022, o cartório de Cruzeiro do Sul se prepara para a data. Para isso, estão sendo realizadas reuniões e treinamentos com os mesários. “Aqui têm muitas sessões que só chegam de helicóptero, outras de avião, barco. Então tem que ser feito toda essa logística para ver se tem esse acesso, precisa fazer uma requisição”, explicou a chefe do cartório, Érica Amaral. Dentre as sessões que só são possíveis chegar de helicóptero, estão: Rio do Breu, Baje, Mororó, Rio das Minas e Ouro Preto.
Durante toda essa semana, mais de mil mesários participaram de treinamento nos municípios do Vale do Juruá. James Lima, será mesário pela segunda vez e, para ele, é importante participar desse momento e exercer seu direito a cidadania. “É um treinamento muito importante”, ressaltou.
Maísa Bravini será mesária voluntária pela primeira vez e também está participando do treinamento. “É um ato importante. Sem os mesários a eleição não funciona, somos tão importantes quanto os eleitores”, disse.
O treinador dos mesários é Adenilson Pontes explicou que durante o treinamento são passadas as informações necessárias aos mesários, para que eles tenham um bom desempenho em suas funções. “Eles vão ver aqui na prática o que eles verão no dia da eleição. Damos um treinamento teórico e em seguida um prático”, explicou.
Os mesários do Acre receberão um valor diferente do resto do Brasil. A previsão é de que recebam um vale alimentação no valor de R$ 90,00 por turno. “A diferenciação é por conta do horário”, destacou.
Dentre as novidades para as eleições de 2022, estão o teste do teclado da urna eletrônica, e em seis momentos o mesário fará uma inspeção na cabine de votação e outras.