Ícone do site Juruá 24 horas

Metodologia ativa na educação médica: o que é e quais as suas vantagens

As tecnologias evoluem, mudam-se as formas de aprender e, consequentemente, também as de ensinar. Para não tornar o ensino um processo ultrapassado e desestimulante, é preciso adaptá-lo às novas necessidades e vontades do estudante. Nesse contexto, evidencia-se a relevância da adoção de metodologias na faculdade de Medicina que sejam diferentes das convencionais, como é o caso da metodologia ativa, forma de revolucionar o ensino nas quais acontece uma troca de papéis no aprendizado.

O que é metodologia ativa?

metodologia ativa é a forma de ensino em que o aluno é colocado na função de ator principal da sua própria aprendizagem. Ele torna-se o grande responsável pela aquisição de conhecimentos. Na sua trajetória em busca de saberes, o professor pode atuar como um facilitador – oferecendo dicas e direcionamentos, mas o agente essencial é o próprio estudante.

Quais as vantagens dessa metodologia?

 A aplicação da metodologia ativa na medicina está ligada às mais diferentes vantagens, como:

Como essa metodologia funciona?

A base da metodologia ativa é a prática. Os estudantes são desafiados a partir do surgimento de dúvidas, sendo instigados a discutir e solucionar problemas da realidade. Esse processo muitas vezes acontece em grupo, para estimular o trabalho em sociedade. Além disso, é guiado por um professor.

Um exemplo de estratégia que ilustra bem o funcionamento das metodologias ativas é o Método PBL.

Método PBL: uma forma de metodologia ativa

PBL significa “Aprendizagem baseada em problemas”. A sigla vem do inglês Problem Based Learning. A Universidade McMaster, no Canadá, foi uma das primeiras a adotar essa metodologia. Ela consiste em usar os problemas como insumos e estímulos para o aprendizado.

Funciona da seguinte forma: os alunos recebem um problema e buscam solucioná-lo em determinado período de tempo. Para isso, os estudantes são divididos em grupos, sendo cada equipe designada para um tutor.

É durante as tutorias que são feitas discussões sobre os temas. Vale lembrar que o tutor atua como um guia, um facilitador, para que os estudantes saibam se estão seguindo o caminho certo ao buscarem a resolução do problema. Mas não é ele o responsável por encontrar uma solução para o conflito.

Por que adotar metodologia ativa?

Adotar metodologia ativa ajuda na formação de profissionais mais críticos, criativos e pragmáticos, capazes de tomar decisões no ambiente dinâmico de hospitais e afins. Eles passam também a conseguir avaliar melhor os prós e contras de cada caso clínico.

Além disso, essas metodologias contribuem para construir estudantes com facilidade de trabalhar em grupo e com um caráter mais humano.

Agora que você já sabe o que é metodologia ativa e quais as vantagens de aplicá-las na área médica, que tal conhecer as unidades de graduação em Medicina da Afya Educacional? Acesse: www.façamedicina.com.br

Sair da versão mobile