Moradores de Tarauacá dormem ao relento para conseguir emitir Carteiras de Identidade 

Em Tarauacá, terceiro maior município do Acre, não há uma Central de Serviços Públicos – OCA e as Carteiras de Identidade são emitidas na Delegacia de Polícia Civil. No local,

Em Tarauacá, terceiro maior município do Acre, não há uma Central de Serviços Públicos – OCA e as Carteiras de Identidade são emitidas na Delegacia de Polícia Civil. No local, há um único kit de captura biométrica e dois servidores atendem 15 pessoas pela manhã e 15 à tarde. Nos últimos dias, moradores estão dormindo nas filas para conseguir o Registro Geral (RG).

Pessoas que moram na cidade, e principalmente nas comunidades rurais, chegam à delegacia no período da noite para assegurar uma ficha para o dia seguinte.  Dormem na frente da própria delegacia e de um açougue, nas proximidades.

“Enquanto uns dormem, outros pastoram através de um revezamento estabelecido por nós. Muitos moradores das zonas rural e ribeirinha, vêm para a cidade em barcos onde ficam até conseguir o documento”, contou um morador.

O delegado titular de Tarauacá, Ronerio Silva, disse que há uma demanda maior pela emissão de Carteiras de Identidade no município devido ao Programa Pé de Meia, do governo federal, que garante recursos para os estudantes. Diz que desde 2022 até agora foram emitidas 9.660 RGs na Delegacia de Tarauacá.

“Por causa do Programa Pé de Meia, que exige a documentação dos estudantes, ocorreu um aumento pela procura da Carteira de Identidade. Nós já solicitamos à Direção-Geral de Polícia Civil um reforço na quantidade das máquinas, que são os kits de captura biométrica. Não podemos ter um policial civil trabalhando nessa atividade porque desfalca meu efetivo. Tem que ser gente terceirizada ou cedida. Nós temos trabalhado bastante nessa área de emissão de RG, mas a demanda tem aumentado bastante”, pontua  o delegado.

ac24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ao longo de 2024, o Brasil acumulou 180.137 focos de incêndio, representando 50,6% das queimadas na América do Sul.
A mobilização faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde para apoiar as autoridades locais e melhorar o atendimento à população
De acordo com a Polícia Federal, um dos detidos havia fugido da penitenciária de Cruzeiro do Sul e tinha condenação definitiva por tráfico de drogas.
É importante destacar que os participantes da consulta só podem votar uma vez, o que assegura maior credibilidade aos dados.

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta, sexta-feira, 13 de setembro, a consulta pública para a atualização da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Em versão do Diário Oficial da União desta sexta-feira (13), o Ministério das Cidades publicou a Portaria MCid Nº 998, assinada pelo ministro Jader Filho, que autoriza a contratação para

O mês de agosto de 2024 apresentou uma queda significativa no número de ocorrências de roubos registradas por meio do serviço de emergência 190 no Estado do Acre. Ao todo,

O mais recente programa eleitoral de Zequinha Lima , deu especial destaque ao papel das mulheres em sua campanha, a começar pela primeira-dama Lurdinha Lima e pela vice em sua

Não existem mais publicações para exibir.