MP e Vigilância apreendem 685 kg de carne imprópria que seria servida a presos

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Tarauacá, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal, apreendeu na última sexta-feira, 22,

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Tarauacá, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal, apreendeu na última sexta-feira, 22, na empresa responsável pelo fornecimento de refeições ao presídio Moacir Prado, 685 kg de alimentos impróprios para consumo.

A inspeção foi realizada a pedido promotor de Justiça Leandro Leitão Noronha, e contou com o apoio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), órgão auxiliar do MPAC. Foram encontrados alimentos como carnes, embutidos e charque fora do prazo de validade e sem origem comprovada ou em condições inadequadas de armazenamento.

Do total apreendido, 575 kg correspondiam a carne bovina, armazenada irregularmente e sem a devida rotulagem ou comprovação de procedência. A equipe também constatou que grande parte dos produtos, incluindo costelas e pescoço bovino, não atendia às especificações previstas no edital de licitação para fornecimento ao presídio.

Segundo o promotor, essa não foi a primeira vez que a empresa foi alvo de fiscalização. Em março de 2024, outra inspeção no local resultou na apreensão de 38,8 kg de alimentos e na identificação de problemas sanitários.

“Esta ação ocorreu por sucessivas constatações de irregularidades no fornecimento de alimentação nos presídios masculino e feminino de Tarauacá. Inicialmente, buscou-se a construção de saídas para os problemas constatados através do diálogo, de maneira resolutiva, o que não ocorreu. E o Ministério Público, enquanto instituição de garantia dos direitos fundamentais, trabalha para que seja garantido o mínimo existencial no interior dos presídios”, disse.

Todo o material apreendido na operação foi descartado. O relatório técnico da vistoria será encaminhado à Promotoria de Justiça para subsidiar a adoção de medidas legais cabíveis diante da reincidência das irregularidades.

ASSESSORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Tayanara informou que o Acre já registrou 115 mortes no trânsito, em todo o Estado, só em 2024
Enciumada e achando que estava sendo traída porque os dois estavam agarrados, ela pegou uma faca e desferiu vários golpes em Patrícia, atingindo-a no peito, pescoço e braços.
A sinalização foi instalada na área central de Cruzeiro do Sul, nos bairros, nas principais avenidas e nas vilas situadas na zona rural.
Alex Ferreira, de 25 anos, levou uma facada na coxa nesse domingo (24) no Ramal da Associação, em Capixaba. Suspeito chegou a ser preso em flagrante pela PM, contudo, por
O jacaré mordeu o pescador e começou a rodar violentamente, causando danos graves ao braço de Adilso.
Ao todo, 51 pequenos terminais serão concedidos nesta primeira etapa, em estados da Amazônia Legal e Nordeste
Interessados podem se inscrever entre 25 e 29/11 para oportunidades de financiamento que restaram da seleção do segundo semestre. Processo prioriza alguns perfis de estudantes na classificação

O sorteio dos grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior e mais importante competição de base do futebol brasileiro, aconteceu nessa segunda-feira, 25. O Acre terá dois representantes

Não existem mais publicações para exibir.