O Navio de Assistência Hospitalar mais conhecido como Navio “Doutor Montenegro” desatracou do cais da Estação Naval do Rio Negro, no último dia 19 de janeiro em Manaus dando início a 23ª edição da Operação “Acre”.
A operação que ocorrerá até o dia 23 de maio, contará com a participação de 85 militares dos quais 27 compõem a equipe de saúde que realizará atendimentos médicos, odontológicos e farmacêuticos nas comunidades ribeirinhas localizadas no Rio Juruá em Cruzeiro do Sul. A previsão é que se realizem 20 mil atendimentos durante os quase 130 dias da campanha.
De acordo com o Comandante do 9° Distrito Naval, Vice Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, a Campanha é sempre um sucesso.
“É um orgulho, uma alegria e uma satisfação enorme ter mais uma vez a oportunidade de levar assistência hospitalar até essas comunidades”, enfatizou.
O Navio de Assistência Hospitalar opera sob o convênio entre a Marinha, o Ministério da Saúde e o governo do Estado do Acre há pelo menos 20 anos. O propósito desse convênio é atender todas aquelas comunidades do Alto Juruá que são naturalmente carentes por causa do isolamento.
“Cruzeiro do Sul é o polo central onde nós realizamos a reunião de coordenação com a Secretaria de Saúde do Estado do Acre e onde nós começamos a fazer o atendimento no Alto Juruá, navegando até as cidades mais distantes, como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo” explicou o Comandante do “Doutor Montenegro”, Capitão de Corveta Thiago Batista Rocha D’Oliveira.
Redação Juruá24HORAS