Navio-hospital chega a Cruzeiro do Sul para realizar atendimento médico na região 

O navio de assistência hospitalar “Doutor Montenegro” chegou a Cruzeiro do Sul, no Acre, na última terça-feira, 30, para realizar uma missão humanitária na região do Juruá. A embarcação, que

O navio de assistência hospitalar “Doutor Montenegro” chegou a Cruzeiro do Sul, no Acre, na última terça-feira, 30, para realizar uma missão humanitária na região do Juruá. A embarcação, que pertence à Marinha do Brasil, vai atender cerca de 20 mil pessoas em comunidades ao longo do rio Juruá. Esta é a 24ª edição de atendimentos na região, que é uma das mais isoladas e carentes do país.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizará na manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro, às 9h, um encontro de alinhamento com as equipes do Navio-Hospital Dr. Montenegro. A previsão é que os atendimentos comecem na próxima segunda-feira, dia 5.

O navio funciona como uma unidade básica de saúde e oferece serviços gratuitos de consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais, radiografias, vacinas, pequenas cirurgias e distribuição de medicamentos. A equipe é formada por profissionais da Marinha, do Ministério da Saúde e de organizações não governamentais.

O atendimento é feito a partir da triagem feita pela equipe de enfermagem. A equipe médica é formada por pediatra e clínico que faz atendimento de forma individualizada, o mesmo ocorre com a odontologia. A prioridade nos atendimentos são os locais com carência de saúde.

Segundo ele, o navio também realiza exames de papanicolau e outros procedimentos preventivos, como orientação sobre saúde bucal, higiene pessoal e doenças sexualmente transmissíveis. A missão do Navio-hospital é levar saúde e esperança para as pessoas que vivem em situações precárias e que muitas vezes não têm acesso a um atendimento de qualidade.

A previsão é que o navio permaneça na região por dois meses.  O objetivo é levar assistência médica e social às populações ribeirinhas e indígenas da Amazônia, que sofrem com a falta de infraestrutura e serviços públicos.

Redação jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Na tarde deste domingo, 15 de setembro, um grave acidente ocorreu na rodovia AC-405, nas proximidades do aeroporto de Cruzeiro do Sul. Segundo informações preliminares, o motociclista trafegava na contramão

Apesar da extensão da destruição, graças a uma atuação estratégica com a criação de aceiros e eliminação dos focos de incêndio, foi possível preservar aproximadamente 55 hectares da área florestal.
Já para a semana que se inicia, a tendência é de chuvas frequentes na região. A probabilidade de precipitação permanece alta, com chances variando entre 60% e 80% até a
Ao longo de 2024, o Brasil acumulou 180.137 focos de incêndio, representando 50,6% das queimadas na América do Sul.
A mobilização faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde para apoiar as autoridades locais e melhorar o atendimento à população
De acordo com a Polícia Federal, um dos detidos havia fugido da penitenciária de Cruzeiro do Sul e tinha condenação definitiva por tráfico de drogas.
É importante destacar que os participantes da consulta só podem votar uma vez, o que assegura maior credibilidade aos dados.

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta, sexta-feira, 13 de setembro, a consulta pública para a atualização da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Não existem mais publicações para exibir.