Navio-hospital Doutor Montenegro chega ao Vale do Juruá para prestar atendimentos de saúde

Após a passagem por Cruzeiro do Sul, o navio seguirá sua rota pelo Alto Rio Juruá, prestando atendimento nos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

O navio-hospital Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, está previsto para chegar a Cruzeiro do Sul entre os dias 15 e 17 deste mês, trazendo atendimento de saúde para a população do Vale do Juruá. A embarcação partiu de Manaus, no Amazonas, no dia 21 de janeiro e seguirá sua viagem até o dia 7 de maio, percorrendo várias localidades ribeirinhas.

Esta será a 25ª missão do navio na região. Graças a um convênio firmado entre a Marinha e o Governo do Estado do Acre, serão ofertados diversos serviços de saúde, como consultas médicas e odontológicas, cirurgias de pequeno porte, exames clínicos e laboratoriais, além de exames pré-natais, mamografia e raio-X. Além disso, serão realizadas palestras educativas e distribuídos medicamentos para os pacientes atendidos.

Após a passagem por Cruzeiro do Sul, o navio seguirá sua rota pelo Alto Rio Juruá, prestando atendimento nos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

Construído em 1997 sob encomenda do então governador Orleir Messias Cameli, em Manaus (AM), o navio-hospital Doutor Montenegro foi inicialmente utilizado para oferecer assistência médica nos rios da região e permaneceu aportado em Cruzeiro do Sul. No ano 2000, durante a gestão do ex-governador Jorge Viana, a embarcação foi cedida à Marinha do Brasil por meio de um termo de cessão de uso. Desde então, o navio recebeu modernos equipamentos que permitem a realização de diversos exames, incluindo ultrassonografia, ampliando a capacidade de atendimento às populações ribeirinhas do Acre.

JURUA24HROAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A Jornada Pedagógica é um momento essencial para fortalecer o ensino
O evento contará com a presença de parlamentares, secretários de Estado, autoridades e do governador Gladson Cameli
Acre está sob alerta de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h
Evento nos dias 8 e 9 de fevereiro discute cultura, preservação ambiental e estratégias colaborativas na região.
O instituto informou que não foi possível dialogar com os responsáveis para acertar os termos do acordo.
O investimento na reforma, ampliação e compra do mobiliário é de R$ 2 milhões.
Nicolau Júnior agradeceu a deferência e abriu as portas da ALEAC para todas as tratativas de interesse do legislativo municipal.
Medida considera características climáticas da região e busca ampliar cobertura vacinal.
Não existem mais publicações para exibir.