Nível do Rio Juruá sobe e embarcações retomam suas atividades em Cruzeiro do Sul

Nesta quarta-feira (2), após um período de suspensão, em Porto Walter, foi permitido navegar no Rio Juruá. Devido ao baixo nível do rio em Cruzeiro do Sul, algumas embarcações não

Nesta quarta-feira (2), após um período de suspensão, em Porto Walter, foi permitido navegar no Rio Juruá. Devido ao baixo nível do rio em Cruzeiro do Sul, algumas embarcações não conseguem adentrar no leito do rio e as autoridades suspenderam essas navegações. 

Josadac Cavalcante, comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, informou que, nos últimos 30 dias, a região recebeu chuvas significativas, elevando o nível do rio e permitindo a navegação de embarcações de médio e grande porte. “As primeiras embarcações chegaram em Porto Walter na quarta-feira (2), transportando uma quantidade significativa de material. No entanto, em Marechal Thaumaturgo, o rio permanece raso e com pedras, ainda inviabilizando a passagem de embarcações maiores”, explica o comandante.

Josadac destacou que o nível do rio em Marechal Thaumaturgo subiu consideravelmente, mas já voltou a apresentar sinais de vazante desde a última quarta-feira (2). Em Cruzeiro do Sul e Porto Walter, o nível continua em elevação, e as expectativas aumentam para que nos próximos dias o volume de água continue a aumentar, para facilitar a navegabilidade.

Na manhã desta quinta-feira (3), o nível do rio em Cruzeiro do Sul atingiu 5,22 metros, um aumento de 68 centímetros comparado ao registrado anteriormente. Marechal Thaumaturgo e Porto Walter também apresentaram elevação, com os rios subindo mais de um metro.

Mesmo com a elevação do nível dos rios, o comandante faz um alerta para os cuidados necessários ao navegar. “Com o aumento do nível do rio, troncos de árvores e cabos podem representar riscos para as embarcações. Os pilotos precisam estar atentos para evitar colisões e possíveis acidentes”, ressalta.

Francisco Barroso, dono de uma embarcação de médio porte, relembra os momentos difíceis e celebra o aumento das águas. “Nós sofremos muito no verão com a baixa do rio, mas agora, com a cheia, conseguimos retomar nossas atividades e garantir o sustento da família”, afirmou.

Redação Jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

No programa da filha, Vagner tenta vitimizar sua candidata e atacar a Zequinha e todos que querem união para trabalhar por Cruzeiro do Sul.
As chuvas serão pontuais durante o fim de semana, principalmente no vale do Juruá, mas não se descarta a possibilidade de eventos isolados de chuva forte”, afirmou.

Nesta terça-feira (1), o governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), representado pela presidente Sula Ximenes, vistoriou a retomada das obras

Nesta quarta-feira (2), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com a Defesa Civil do município de Cruzeiro do Sul,

Pesquisa Viva Inquérito chega à sua 6ª edição e será realizada em diversos hospitais brasileiros. Ela traça o perfil de vítimas de violência e de acidentes atendidas em unidades de
Números da concessionária de energia elétrica do estado mostram que, em nove meses, registros já alcançaram índice de todo o ano passado.
O prazo se aplica tanto aos candidatos a prefeito quanto aos que disputam vagas de vereador em todo o país, incluindo o Acre e os demais estados.

Divulgado nesta quinta-feira (3), um levantamento inédito do MapBiomas divulgou que a principal causa de desmatamento na Amazônia entre 1985 e 2023 é a abertura de áreas de pastagem.  Imagens

Não existem mais publicações para exibir.