Ícone do site Juruá 24 horas

No Jordão, Defesa Civil instala réguas de medição e estação meteorológica para coleta de dados da seca

Nesta quinta-feira (29), uma equipe do órgão da Defesa Civil precisou ir de avião, já  que devido a seca estavam sem acesso pelo rio, até o município de Jordão, um dos quatro de difícil acesso do estado, para a instalação do posto de réguas de medição e a estação meteorológica.

O coronel James, que coordenou a equipe que esteve no Jordão, comentou da dificuldade para chegar ao local pela falta de acesso. “Viemos ao município de Jordão via aérea, porque via fluvial nesse período não tem condições de navegabilidade do rio, estamos aqui para restaurar o posto de régua do município e a estação meteorológica, porque hoje, atualmente, nós não temos nenhum dado hidrológico atual aqui do município, então a gente tá às escuras aqui para fazer qualquer tipo de alerta à população por falta de dados.”

O município enfrenta a pior seca das últimas décadas. O prefeito de Jordão, Naudo Ribeiro (PP) declarou no último dia 20 de agosto, estado de calamidade pública em decorrência da grave estiagem que atinge o município.

A seca severa que atinge todo o Acre faz com que os níveis dos rios estejam em uma situação crítica. Um dos principais problemas é a dificuldade de navegação nos rios, o que afeta o abastecimento de insumos para as comunidades rurais e indígenas e os municípios isolados.

Redação jurua24horas 

Sair da versão mobile